sexta-feira, 19 de agosto de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Queima da palha da cana: autuações quase se equiparam às da safra de 2010

Daíza Lacerda


Cetesb já fez seis autuações de advertência, todas de queima criminosa

A pelo menos três meses do término do período de safra da cana-de-açúcar, a Cetesb já fez seis autuações de queima irregular na região. Em toda a safra de 2010 foram sete, duas delas de advertência e o restante, multas, que somaram mais de R$ 570 mil.
De acordo com Adilson Rossini, gerente da agência em Limeira, agora é que começa o período crítico de queimadas, já que em agosto e setembro a região tipicamente registra os menores índices da umidade relativa do ar. Neste ano foram registradas oito reclamações ao órgão, enquanto em 2010 foram 44. Já as autuações do ano passado se concentraram nos meses de agosto e setembro.
Das autuações deste ano, todas foram de incêndios criminosos nas áreas das usinas. Já as multas aplicadas no ano passado foram por desrespeito às normas estabelecidas em leis estaduais. "Durante a safra, que dura do final de maio até novembro, a queima é liberada das 20h às 6h. No entanto, se a umidade relativa do ar for inferior a 20%, é paralisada totalmente", lembra Rossini.
Pelo menos duas autuações foram feitas nessa semana, próximo das rodovias Limeira-Mogi Mirim e Limeira-Cordeirópolis. Ainda que a queima seja provocada por terceiros, as usinas são notificadas e, no caso de reincidência no mesmo local, são multadas.
"A Cetesb segue as leis estaduais que estabelecem ainda distância mínima da área urbana, rodovias, ferrovias e redes de transmissão de energia e telecomunicações, por exemplo".
Apesar da incidência, ele avalia a redução da queima, cuja necessidade deve ser erradicada até 2014 em áreas de cana mecanizada a partir de um protocolo agroambiental firmado entre o Estado e o setor. Para as áreas não mecanizadas, a previsão é para 2017.

FISCALIZAÇÃO
Rossini explica que há dois tipos de fiscalização. A primeira é a dirigida, com denúncias da população, que informam o local da queima. Além disso, nessa época os técnicos saem para vistorias e, além de irem a locais de focos, podem voltar no dia seguinte para caracterizar infração e coletar dados como georreferenciamento.
Embora seja difícil identificar autores das queimas criminosas, no caso de flagrante o responsável pode responder processo. "Muitas vezes isso não acontece de forma proposital, mas com o tempo mais seco a facilidade de o fogo se alastrar é muito grande".
Denúncias de queima irregular em canaviais podem ser feitas à Cetesb pelos telefones 3451-6203 (horário comercial) e 0800-113-560 (plantão 24 horas).

Bombeiros atenderam 28 
ocorrências em 10 dias

Os bairros Jardim das Palmeiras e Parque Hipólito se destacam no número de chamadas para contenção de incêndio recebida pelo Corpo de Bombeiros de Limeira, ainda que as ocorrências sejam espalhadas pela cidade. Nos últimos 10 dias foram 28 atendimentos, mas há dias em que as ocorrências chegam a seis, de acordo com o tenente Galhardo, da Corporação.
O total de chamadas inclui as ocorrências recebidas pela Defesa Civil repassadas aos Bombeiros, já que o órgão municipal está impedido de agir nesses casos enquanto o caminhão destinado ao controle de incêndio continua em manutenção. De acordo com Miquéas Balmant, da Defesa Civil, a expectativa é que na próxima semana o veículo volte a ser usado.
Para o final de semana há chuva prevista, conforme informações do Cepagri/Unicamp. Para hoje há pequena possibilidade, mas as chances aumentam amanhã.
Mesmo com uma possível melhora para os próximos dias, Limeira registrou anteontem índice mínimo de 16% na umidade relativa do ar, conforme medição da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp) e os Bombeiros continuam em alerta. "Chamamos atenção das pessoas que limpam terrenos para não fazerem queima, pois nessa época prejudica ainda mais a qualidade do ar", alerta o tenente Galhardo. (DL)

Publicado na Gazeta de Limeira





0 comentários:

Postar um comentário