quarta-feira, 24 de agosto de 2011 | By: Daíza de Carvalho

No Dia do Artista, representantes buscam criação de conselho

Daíza Lacerda


Hoje é celebrado o Dia do Artista, e na visão de representantes de Limeira, embora haja o que comemorar diante da siatuação atual da cultura na cidade, ainda há reivindicações pendentes.
Marcos Lima, presidente da Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte), aponta como prioridade da instituição a criação do Conselho Municipal de Cultura, medida prevista desde a realização da Conferência Municipal de Cultura, em 2009.
O projeto de criação tramita na Câmara, mas a entidade prevê emenda que garanta que o conselho seja consultivo e deliberativo, e não apenas consultivo, conforme o texto original. "É necessário que seja deliberativo em atendimento às leis de incentivo, em que os repasses do Estado para o município sejam geridos não só pela secretaria municipal, mas também pelo conselho", explica Lima.
O conselho é o primeiro passo para atender as novas diretrizes previstas na reformulação pela qual passa o sistema de incentivos, como o ProCultura, que substituirá a Lei Rouanet. O prazo para criação do conselho é até o fim deste ano e, a partir dele, deve ser regulamentado o Fundo Municipal de Cultura e criado o Plano Nacional, para participação nos programas.
Titular da pasta da Cultura após recente mudança, José Farid Zaine avalia que os artistas locais têm sido atendidos em todas as áreas, com os quais existe uma relação harmoniosa. "Temos um dos maiores movimentos de música erudita com a Orquestra Sinfônica, além da música popular, com os festivais. Limeira se firma como a capital do teatro e as artes plásticas também estão sendo contempladas com exposições", diz. No entanto, o secretário também aguarda o decreto de lei de sua autoria, que prevê que destinação de tributos sejam revertidos em incentivo à cultura.
Lima concorda com o bom momento atual, mas preocupa-se com a classe artística em Limeira no futuro, com as mudanças de gestões. "Além disso, existe o foco do trabalho de formação das bases e resgate de jovens em situação de risco", acrescenta.


Publicado na Gazeta de Limeira



0 comentários:

Postar um comentário