domingo, 21 de agosto de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Controlar alarmes por celular já é possível via mensagem SMS

Daíza Lacerda


Sistema acessível pode ser usado para carros e residências, além da saúde

O controle de alarme automotivo e até mesmo das funções de iluminação ou segurança de uma casa podem ser controladas pelo celular, via mensagens SMS. Com base nesta possibilidade, o estudo do ex-aluno da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp), Rafael Carvalho Figueiredo, deu origem ao capítulo de um livro lançado no último mês.
O estudo, intitulado "Controle de um Alarme Automotivo usando Microcontrolador Comandado via SMS", foi desenvolvido como Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI) do curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, e ganhou continuidade na pós-graduação na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC/Unicamp).
Junto com o professor Rangel Arthur, que foi o seu orientador na FT, Rafael explica que o celular foi escolhido por ser o equipamento que a maioria das pessoas tem em mãos - o que despensaria de carregar outros controles, por exemplo. "Com as mensagens de texto, é possível travar ou destravar o carro. Numa casa, o sistema poderia controlar o ambiente todo, como iluminação e temperatura", explica.
Arthur acrescenta que o sistema pode ser aplicado numa infinidade de finalidades, sobretudo no quesito segurança. O carro, no caso, recebe um modem com o chip de qualquer operadora e é programado para avisar o dono em determinada ação, além de receber comandos. Assim, numa tentativa de destravamento forçada, o proprietário seria avisado com uma mensagem, se assim programado.
"O celular é acessível, assim como o serviço de SMS, que é barato. Desta forma, o uso do sistema fica limitado apenas à área de cobertura da operadora", diz o professor.
Num protótipo montado pelo engenheiro Rodrigo Ximenes nos laboratórios da FT, uma casa está sob controle via SMS. Mas pode ir além disse. "É mais fácil questionar o que não pode ser controlado dessa maneira. Quase tudo pode. Na segurança da casa, se uma janela for forçada, o modem enviará o SMS do delito. Dependendo dos recursos, o dono pode acionar a câmera de sua casa pelo seu celular", exemplifica o professor.
Embora os animais já podem ter chips implantados para localização, o dono poderia ser imediatamente avisado no caso de fuga de um animal. O método é aplicável também na área de saúde, em que o médico pode monitorar o paciente. "A partir de análises prévias, como a de um paciente com risco de enfarto, pode ser avisado imediatamente no caso de comportamentos que variem da condição normal",  diz Arthur.

DO LABORATÓRIO AO LIVRO
O estudo se tranformou em capítulo de um livro a partir da extensão da proposta inicial. "Adaptamos o sistema para controlar a instrumentação de laboratório", diz Rafael. O trabalho, orientado pelo professor Evandro Conforti e feito com o aluno de doutorado Marcelo Ribeiro, deu origem a um artigo científico, apresentado em congressos internacionais. A partir disso, surgiu o convite de uma editora para escreverem o capítulo, que pode ser lido em inglês no link http://bit.ly/pxjLTj. A publicação foi feita neste mês e o artigo desponta como o mais acessado do livro.
O trabalho envolveu diversos tipos de dificuldades. Entre elas, a programação entre as linguagens. "O principal foi fazer os dispositivos reconhecerem a mensagem transmitida como código válido, já que é como se o modem falasse uma língua e a interface do celular, outra", explica Rafael. Tudo para deixar controles de bens importantes (a vida de pessoas e animais, além de casa ou carro) ao alcance dos dedos.




0 comentários:

Postar um comentário