sábado, 13 de agosto de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Com ampliação, coleta de óleo já é recorde neste ano

Daíza Lacerda


Em quatro meses, parceria com município e concessionária alavanca resultados

O projeto "Rio Limpo Começa em Casa" já arrecadou até dia 8 deste mês quase o total de litros de óleo comestível adquirido durante todo o ano de 2010. Idealizado pela escola Senai Luiz Varga em 2002, em março o programa foi ampliado em parceria com a concessionária Foz do Brasil e as secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e da Educação.
Em 2010, o programa arrecadou 13.582 litros de óleo. Já em 2011, em quatro meses de ampliação, já foram acumulados 13.276 litros.
Francisco de Assis Magri, coordenador de Qualidade e Meio Ambiente do Senai, explica que o projeto iniciado em Limeira foi implantado em todas as unidades do Senai em 2007. "O programa se tornou referência no Senai e com as parcerias de expansão pudemos atingir uma parte maior da população com a educação ambiental para os alunos e também suas famílias", diz ele, que estima que a iniciaiva chegue a pelo menos um terço dos moradores.
Ele lembra que já é estudada a segunda fase de expansão do projeto. A expectativa é fechar 2011 com o total entre 30 mil e 35 mil litros de óleo arrecadados.
O programa conta com 35 pontos de coleta distribuídos em escolas, empresas e instituições, o que facilita a participação da população para levar o óleo a um dos locais. Os pontos de coleta podem ser pesquisados no site www.fozdobrasil.com.br, escolhendo a cidade de Limeira, ou pelos telefones 0800-773-4100 (Secretaria de Meio Ambiente) ou 3451-0577 (Senai).
O óleo é recolhido nos pontos de coleta pela empresa Pronto Óleo e destinado à fabricação de diversos produtos, como biodiesel, massas para vidros, tintas, entre outros.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Fazem parte do projeto palestras de educação ambiental realizadas por uma gestora ambiental contratada pela Foz do Brasil nas escolas municipais que são pontos de coleta. Toda quarta-feira uma escola recebe a palestra, que orienta as crianças sobre a importância de coletar o óleo em casa e os malefícios que ele causa quando descartado de forma errada. Até o momento, dez escolas municipais receberam a palestra, totalizando mais de quatro mil alunos abordados. A meta é abranger cerca de 10 mil crianças até o final do ano.
"Este é o grande mérito do projeto, de envolver outras pessoas com a conscientização ambiental e importância da água, o que abrange também os sistemas de gestão em empresas", diz Magri.
A responsabilidade social é outro foco do projeto, em que parte do óleo arrecadado é revertida em produtos de limpeza e doada às entidades assistenciais do município. Já foram doados 14.390 litros entre cloro, desinfetante e detergente.
COMO COLABORAR
Para separar o óleo em casa, basta esperar que ele esfrie e armazená-lo em garrafas de plástico PET, nunca em embalagens de vidro, pois podem quebrar e causar acidente. Para facilitar é indicado o uso de um funil para despejar o óleo e não é necessário peneirar. A garrafa deve estar sempre bem fechada para evitar vazamentos, depois é só levá-la a um ponto de coleta. Não é necessário esperar a garrafa encher para deixá-la em um ponto, mas é importante ressaltar que só são coletados o óleo e gordura utilizados na cozinha. Os óleos de veículos e equipamentos não são coletados.


Publicado na Gazeta de Limeira.


0 comentários:

Postar um comentário