sábado, 20 de agosto de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Deficientes são modelos por um dia no projeto Inclusão Fashion

Daíza Lacerda


Com todos os flashes, foco e atenção direcionados a eles, atendidos pelo Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) tiveram ontem a diferente experiência de passar por uma sessão de fotos no estúdio da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (Faal).
Os cliques, feitos por alunos do curso de Design Gráfico, foram não só para os deficientes, mas também suas famílias, que compareceram em peso à sessão. Ele passou o dia todo perguntando, queria começar a se arrumar as 8h!", disse Maria Rosa do Nascimento, 54, sobre a ansiedade do filho José Adriano Nascimento, 35, portador de deficiência mental e física.
Já Sílvia Cristina da Silva, 30, tinha objetivo certo enquanto era maquiada pela equipe do Senac, que apoiou o evento. "Quero arranjar um namorado!", avisou. "É uma expectativa única, com a sensação de superação. Afinal é algo que nós também podemos fazer", acrescenta.
"É uma experiência nova, não havia pensado em passar por isso antes", disse Gilson Pires, 43.
As famílias estavam tão empolgadas quanto os modelos. Caso da dona de casa Zuleide Camargo, 50, mãe de Camila Camargo, 23. "Ela não fala, mas fica entusiasmada. Quando disse que estávamos a caminho ela deu duas piscadas, sinal de que está animada", disse ela, que estava ainda com o pai e filho de Camila para participarem da sessão.

INCENTIVO
"Isso é muito bom para eles, porque levanta a autoestima", avaliou Madalena Rodrigues de Freitas, 55, mãe do cadeirante Ademilson Rodrigues de Freitas, 28.
"Unimos duas boas forças, da causa da Ainda e também com o trabalho de educação para os alunos. Além do momento de aprendizado para eles, é também a função social do instituto de ensino", disse Sílvia Helena Orlandelli da Silva, diretora da Faal.
Kédima Silva, da Ainda, lembra que já está marcada a exposição das fotos. "Nenhum deles havia feito fotos profissionais antes e todos ficaram animados, inclusive com a participação das famílias".
O evento de ontem sela também a marca de 10 anos da Faal e 15 da Ainda. A exposição das fotos será no dia 2 de setembro, na comemoração do aniversário da entidade, em sua sede.

Publicado na Gazeta de Limeira




0 comentários:

Postar um comentário