domingo, 14 de agosto de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Lixo no Jd. do Lago: ainda falta consciência da população

Daíza Lacerda

Falta de cuidados e de denúncias da população são empecilhos para a preservação

A área de Lazer do Jardim do Lago voltou a ser alvo de reclamações de moradores, devido à sujeira encontrada no local. "Há dias em que a situação está pior. Passo aqui todos os dias e já vi crianças pescando, o que é proibido. Falta fiscalização para coibir este tipo de coisa", diz uma dona de casa que mora em um dos bairros vizinhos.
"As pessoas do próprio bairro precisam cuidar mais. Sempre tem lixo, o que aumenta nas temporadas em que o local é aberto para a pesca", defende o estudante Eduardo Lopes, 20, que também usa a área como trajeto entre bairros.
Na rua de uma das margens da região do parque, a José da Silva Teixeira, há mato na calçada e o descarte de entulho, outra reclamação recorrente, ainda é frequente, principalmente no extremo mais afastado do playground. Além de restos de materiais da construção civil, móveis e animais mortos continuam sendo abandonados no local.
Para o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto, Júlio César Amaral, " a área não precisaria de fiscais se houvesse conscientização por parte da população", que é tão responsável pela preservação do local quanto o poder público. "A consciência deve existir desde criança, para que elas também 'puxem a orelha' dos pais. As ações são punitivas, como multas, e não educativas, o que pode causar mais revolta. É preciso que Prefeitura e comunidade atuem juntas, mas a falta de conscientização ainda é um grande problema", reconhece.


PROVIDÊNCIAS
Diante da situação, o secretário municipal de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, disse que a capinação e limpeza foram feitos há cerca de 10 dias e a remoção de entulho está programada para esta semana. No entanto, ressalta que é imprescindível a cooperação da população - tanto para manter o local limpo quanto para denunciar quem faz descarte irregular.
"Nossos fiscais passam três vezes por dia no local, mas não há como fazer autuação sem flagrante. Por isso, o morador que vê alguém fazendo despejo deve denunciar", reforça o secretário, lembrando que, a cada limpeza, são tirados entre cinco e seis caminhões de entulho da área, o que não tem justificativa, já que são materiais que podem ser deixados em ecopontos, além das coletas de lixo e do Só Cacareco.
O secretário municipal de Segurança Pública, Siddhartha Carneiro Leão, lembra que há guardas municipais 24 horas no local, que devem intervir em irregularidades. "É uma área enorme, mas da casa e proximidades há um bom campo de visão, como o parque, tanques e entradas. Os guardas estão no local para colaborar e fazer o que estiver ao seu alcance para auxiliar na conservação", declarou.


PROJETOS
Uma das entradas da área de lazer já foi motivo de reclamação, devido ao desnível de terra e entulho deixado também no local. De acordo com Furgione, a manutenção deste item está incluída no projeto de melhorias para o local. Parte do alambrado começou a ser trocada, o que deve acontecer em toda a área, incluindo a colocação de portões.
"Estão previstas as contruções de dois banheiros e uma lanchonete, o que será licitado. Na entrada, devem ser colocados pedriscos e um piso impermeável", informou, lembrando, no entanto, que tudo depende dos prazos legais das licitações que serão feitas.

Publicado na Gazeta de Limeira.


0 comentários:

Postar um comentário