sábado, 7 de janeiro de 2012 | By: Daíza de Carvalho

Time potiguar treina em praça central e comemora participação em Copa

Daíza Lacerda

Jogadores do Assu-RN corriam na Praça Dr. Luciano Esteves, na tarde de ontem

"Boa sorte contra o Santos, no domingo. Mas não contra a Inter!". Dessa forma foram saudados por um limeirense o treinador Damião de Oliveira e o preparador físico Pedro Junio, do time Assu, do Rio Grande do Norte. Na tarde de ontem, a Praça Dr. Luciano Esteves serviu como local de treino para os 21 atletas, incluindo os quatro poupados até então, em recuperação de enfermidades. Hospedados em hotel do Centro, a praça foi adotada para que os meninos, que têm entre 16 e 18 anos, não ficassem mais de 24 horas parados. " tentamos treinar na outra praça [Toledo Barros], mas é muito movimentada", disse Oliveira. Eles desconheciam outros espaços do município para a prática, embora o treinos oficiais sejam realizados no campo do Cecap.
Em Limeira desde o dia 31, a equipe foi saudada com dias de chuva. "Tivemos o campo disponível a partir do dia 3, quando finalmente saímos do hotel", explica Junio. Para ele, o clima da cidade está ameno, se comparado às temperaturas extremas na terra natal que dá nome ao time. Eles elogiaram a receptividade de Limeira.
Após perder de 3x1 da Inter anteontem, os jovens preparavam-se para o jogo contra o Santos, que acontece amanhã, no Limeirão, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na cidade do interior, distante 200 km da capital Natal (RN), eles garantem que são reis. "Provavelmente o jogo será exibido na praça. O futebol é a paixão da cidade. O time profissional foi campeão em 2009 e o de base foi criado há menos de um ano", contam, sobre a chance de participar da copinha. Um privilégio que nem mesmo os times mais experientes da cidade conseguiram.
Além da torcida dos 50 mil habitantes, eles contam com ajuda da prefeitura local, que apoiou com as passagens de avião, entre outros itens. "Senão, seriam três dias e três noites de viagem de ônibus", acentua o preparador.
E como ficam os pais da garotada, que estão a milhares de quilômetros? "Antes de embaracar, tivemos uma palestra com psicólogos buscando a motivação e incentivo por parte dos pais. O futebol é um sonho desses jovens, mas nem todo pai quer que esse seja o destino do filho", considera Junio.
Se classificados, os atletas permanecem em Limeira até dia 12. Porém, ainda que não garantam vitória, avaliam que a experiência deve fortificar a base, na primeira vez que vêm ao Estado. "Só o fato de conseguir participar é tudo", resumiu o treinador. Diferentemente do que encontraram ao chegar em Limeira, daqui para a frente, para eles, não há tempo feio.

Atletas do Assu-RN treinaram, na tarde de ontem, na Praça Dr. Luciano Esteves, no Centro
Atletas do Assu-RN treinaram, na tarde de ontem, na Praça Dr. Luciano Esteves, no Centro

Praça da Catedral foi o "campo" dos 21 atletas do time, que enfrenta o Santos amanhã
Praça da Catedral foi o "campo" dos 21 atletas do time, que enfrenta o Santos amanhã





Publicado na Gazeta de Limeira, também na capa.





0 comentários:

Postar um comentário