domingo, 8 de janeiro de 2012 | By: Daíza de Carvalho

Prática de tai chi chuan melhora a vida de idosos

Daíza Lacerda

Centro do Idoso promove aulas semanais; participantes listam benefícios

A condição física não funciona plenamente se o lado emocional não vai bem. Ou seja: o benefício de muita malhação é perdido se faltar equilíbrio mental. De olho na qualidade de vida e para garantir esse complemento ao espírito, dezenas de idosos acompanham as aulas semanais de tai chi chuan, no Centro de Saúde e Lazer do Idoso.
"Perdi a ansiedade e ganhei mais equilíbrio. Era muito apressada e agora o meu serviço rende mais. Sinto-me muito bem", garante Odete Quadros, 66.
A atividade é ministrada por Clineu Milaré, conhecido como Paulo Maurício, que trabalha com a prática mais de 15 anos. "O tai chi chuan é uma ginástica oriental que auxilia no sistema cardiovascular e sistema nervoso central. É feito com movimentos lentos e trabalha-se bastante a respiração. É o condicionamento do corpo para garantir maior equilíbrio", explica.
Fora dos equipamentos das academias ou prática de esportes, o exercício de complemento do estado físico com a mente em boa sintonia é proporcionado pelo tai chi chuan e ioga, diz o mestre.
Respirar e relaxar. "É o seu encontro com você e a natureza", completa Milaré.
Para o casal João Sumere e Aparecida Verginiassi Sumere, os reflexos foram todos positivos. "Não tenho mais nem canseira", garante ele, aos 84 anos. "Saímos da aula mais leves, além de fazer amizades. Ganhei mais agilidade, fez bem para a coluna e para a cabeça foi melhor ainda", lista Aparecida, com 81 anos, sobre os ganhos na saúde.
Milaré lembra que muitos têm vontade de praticar, mas os benefícios da atividade devem ser aproveitados como prevenção e não, necessariamente, para remediar. "As pessoas buscam quando estão no limite e procuram os porquês da vida", analisa.
Superintendente do Ceprosom, autarquia responsável pelo Centro, Vanderléia Serrano Diogo, lembra que as atividades têm como propósito o lazer, saúde e qualidade de vida do idoso. Entre atendimentos e encaminhamentos, são atendidos de 1,5 mil a 2 mil idosos por mês.
outras atividades como ginástica, hidro e dança, além do atendimento social e médico, todas gratuitas. "No momento fazemos a avaliação de fim de ano, quando recebemos sugestões para o que pode ser melhorado. Mas em janeiro devem ser abertas inscrições", explica Vanderléia, sobre o atendimento.
Além de ser maior de 60 anos, o idoso deve providenciar avaliação médica para participar das atividades. Não procura maior além do público atendido, exceto pelas aulas de hidroginástica, cuja demanda aumenta no verão.
Também são promovidos no local vários tipos de jogos de mesa, para os quais não é necessário atestado médico. As datas e horários, assim como mais informações, podem ser consultados pelo telefone 3441-1316. O Centro do Idoso fica na Avenida Campinas, 765.


Atividade traz benefícios para os sistemas cardiovascular e nervoso
Atividade traz benefícios para os sistemas cardiovascular e nervoso

Aparecida comemora os efeitos benéficos que a prática proporciona
Aparecida comemora os efeitos benéficos que a prática proporciona


Publicado na Gazeta de Limeira, também na capa.









0 comentários:

Postar um comentário