terça-feira, 3 de janeiro de 2012 | By: Daíza de Carvalho

Lontra perdida para na área urbana de Limeira

Daíza Lacerda

"Muita gente acha bonitinho, mas a lontra não é um animal dócil. Pelo contrário. É bravo, carnívoro e predador". O alerta é do biológo Matheus Croco, que cuidou ontem de uma lontra encontrada durante a manhã na Rua Prudente de Moraes, na Vila São João. Segundo o arquiteto Reinaldo Jacon, o animal estava desorientado e correndo de um lado para outro.
Apesar de ser uma espécie difícil de ser encontrada na região,  por estar em risco de extinção, Croco explica que uma das hipóteses da origem do animal é que estivesse habitando locais próximos de rios ou represas, e com muito mato.
"É muito triste ver um animal perdido assim, faltam ações de órgãos oficiais", lamenta Croco, sobre a proteção da espécie.
O animal estava com a pelagem cheia de carrapichos e o interesse, que o deixa ameaçado, é o alto valor de sua pele, além da depredação dos ecossistemas aos quais a lontra está adaptada. "É um animal semiaquático, que estava no asfalto. Pode ficar até sete minutos submersa e chegar a 35 quilos. É agressivo e tem hábitos noturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para buscar alimento". A lontra encontrada ontem, macho, tem cerca de cinco quilos e a idade estimada é de quase um ano.
Croco, que reside em Limeira e é funcionário do santuário ecológico Rancho dos Gnomos, em Cotia-SP, para onde a lontra foi encaminhada, foi solicitado para fazer a captura do animal, após terem sido avisados o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Meio Ambiente.
Não é descartado que o animal poderia estar sendo criado de forma doméstica, embora o biológo trabalhe com a hipótese de ter se perdido, mais plausível. A lontra foi recolhida na tarde de ontem. "Apesar de bem cuidado, é um animal que provavelmente ficará em cativeiro. Uma vez capturado, animais em extinção não voltam para a natureza", explicou, sobre as possíveis providências a serem tomadas pelo Ibama, que deverá acompanhar a situação. "O santuário ecológico reúne animais em situação de risco e passam por exames e acompanhamento nutricional. Quando o animal encontrado não está nessa situação, é encaminhado a um zoológico ou centro de zoonoses", explica ele, que reforça a necessidade de maior política ambiental para esses casos.


Lontra foi encontrada na manhã de ontem e recolhida à tarde para santuário ecológico
Lontra foi encontrada na manhã de ontem e recolhida à tarde para santuário ecológico

O habitat do animal, que é carnívoro e predador, são áreas com água e mato
O habitat do animal, que é carnívoro e predador, são áreas com água e mato
Publicado na Gazeta de Limeira, também na capa.







0 comentários:

Postar um comentário