sábado, 21 de janeiro de 2012 | By: Daíza de Carvalho

Romeiros iniciam em fevereiro obra para lazer de idosos

Daíza Lacerda


Almoço servido na Casa de Apoio será exclusivo para este público a partir de julho

Em décadas de romaria a pé, os fiéis que caminham até Aparecida do Norte sabem, sobretudo, dos desafios para se locomover, um dos problemas enfrentados quando a idade começa a avançar. "Quem caminha conhece essa dificuldade. Por isso, além do empréstimo de equipamentos como muletas e cadeiras de rodas, a associação já tinha desde o início a ideia de uma estrutura de amparo ao idoso", explica o presidente da Casa de Apoio aos Romeiros de Nossa Senhora Aparecida, Valdevino Vieira.
O projeto, já feito pela Unicamp, começa a tomar forma. A fundação do terreno começa no próximo mês e, confiante no ritmo de doações para a obra, o presidente estima que a conclusão será em 2013.
"Serão feitos quiosques, campo de bocha e campo de malha. Queremos que os idosos venham para ter lazer, se enturmar. Afinal, isolados já ficam em casa", diz Valdevino, sobre a prioridade da associação no momento.
Serão 750 m² de construção, orçada entre R$ 1 milhão e R$ 1,3 milhão. "Temos uma agenda de eventos para o ano todo, e contamos com isso para dar andamento na construção", explica.
A creche será erguida ao lado do refeitório, que também será usado nas refeições oferecidas aos idosos. O público acima de 60 anos será também o principal a quem se destina as refeições servidas diariamente no local. "Hoje atendemos famílias e várias faixas etárias. No entanto, esse público poderá ser assistido por outros locais, que também recebem refeição. A partir de 1º de julho, o almoço será exclusivamente para os idosos", anuncia.
O projeto da creche do idoso prevê também área de descanso, embora a ideia seja a ocupação com atividades. "Na creche, o familiar trará o idoso, que receberá café e almoço. O café deve ser com a família, para manter os vínculos. Haverá também a convivência, em que idosos poderão ir até o espaço e participar de aulas e oficinas, como música ou pintura.
Jogos lúdicos, TV e biblioteca são previstos para que entre 80 e 100 idosos passem o dia no local.
Além do calendário de eventos, a associação conta com a mobilização em prol do projeto. Doações em dinheiro ou de materiais (construção básica, acabamento, elétrico, hidráulico e mobília) podem ser feitas. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone 3445-7325.


Valdevino, na área onde será construída a creche: lazer para idosos
Valdevino, na área onde será construída a creche: lazer para idosos

Publicado na Gazeta de Limeira.



0 comentários:

Postar um comentário