domingo, 29 de janeiro de 2012 | By: Daíza de Carvalho

Teatro Vitória compõe agenda para 2012

Daíza Lacerda


Peças teatrais serão marcadas; espetáculos de música têm datas certas

O Teatro Vitória já tem atrações confirmadas até o final do ano. Embora a agenda das peças teatrais comece a ser definida a partir do fim deste mês, os eventos preparados pela Secretaria da Cultura já têm data definida. "O Departamento de Projetos da Secretaria já fechou as datas de espetáculos como os concertos da Orquestra Sinfônica no teatro, além de outras atrações gratuitas", explicou o secretário municipal de Cultura, José Farid Zaine. O concerto de abertura da temporada 2012 está previsto para o dia 29 de março.

"O Departamento de Projetos da Secretaria já fechou as datas de espetáculos como os concertos da Orquestra Sinfônica no teatro, além de outras atrações gratuitas", explicou o secretáriomunicipal de Cultura, José Farid Zaine. O concerto de abertura 2012 está previsto para o dia 29 de março.
A agenda tem início em fevereiro, após o carnaval, com a apresentação de Adriana Cozza no dia 25. Em março, "Um show de mulher" acontece no dia 8. Ainda não há espetáculos teatrais confirmados. "Nesta época é que começam as solicitações para as peças de teatro, para saber quais espetáculos voltam para a temporada", salienta Farid. Foram solicitadas atrações como Terça Insana e Alvin e os Esquilos.
Embora sem data de estreia fechada, o teatro trará uma novidade neste ano: um piano de cauda. Ainda passa por definição quem irá estrear o equipamento, que terá lugar próprio no teatro. O evento está previsto para março, quando acontecerá ainda a segunda edição do Festival Mix de Cinema da Diversidade, ampliado para três dias de exibição de longas e curtametragens sobre o tema. Ainda no quesito Cinema, o Cine Cultura, com exibição gratuita, continua fixo na agenda, mensalmente.
Em março ainda haverá a Mostra de Teatro de Comunidades, que levará pela primeira vez ao palco do Vitória o trabalho desenvolvido em diversos bairros. O espetáculo "A vida é sonho", protagonizado pelos alunos de Teatro da Emcea, também acontece nesse mês.
Para abril é preparada a Via Sacra, que novamente acontece no Parque Cidade. Em maio, além do festival Viola de Todos os Cantos, acontece a Mostra Municipal de Teatro, com início dia 26.
Para junho e julho estão marcados a Mostra de Dança (de 16 a 24) e Festival Canta Limeira, respectivamente.
 "O Festival Nacional de Teatro continua realizado em agosto. Neste ano será entre os dias 15 e 16. Já setembro será bastante movimentado devido ao aniversário de Limeira, dia 15", garante Farid. Segundo ele, há possibilidade de nova edição do "Vira Virou", a Virada Cultural Limeirense, inspirada no evento da Secretaria de Cultura do Estado e realizada em 2010.

ESTRUTURA
O prédio do teatro passou por várias mudanças no ano passado. Agora, deve funcionar em breve a nova bilheteria, na galeria. "Com essa mudança, o ingresso será impresso na hora e não será mais necessária a impressão em gráfica", lembra Fábio Pentagrama, diretor do teatro. A venda pela internet também é prevista, mas não neste primeiro momento. "A mudança da bilheteria para dentro do teatro aumentará a comodidade e segurança", reitera.
O funcionamento do espaço para café também depende de processos licitatórios, e a concorrência para quem assumirá os trabalhos no local. Isso é previsto para este ano. "A ideia é que seja um espaço cultural. Quem assumir pode torná-lo um ambiente temático, com displays ou livros", diz Pentagrama.
A venda de ingressos com cadeira numerada já está em vigor nos espetáculos, e a rigidez nas regras de entrada também têm dado resultado. "Melhorou bastante. Mas seguimos o que é feito em todos os locais", diz ele, sobre o controle da entrada após os espetáculos, que acaba atrapalhando os eventos.
Pentagrama e Farid estão otimistas com os espetáculos deste ano. "Fizemos em 2010 um trabalho para formação de público, que correspondeu às expectativas. Só no Festival Nacional de teatro recebemos mais de 10 mil pessoas", salienta Farid. A presença inclui pessoas que não costumavam frequentar o teatro, fato comemorado por eles.



Fábio e Farid explicam que mostras e festivais continuam na programação
Fábio e Farid explicam que mostras e festivais continuam na programação

Publicado na Gazeta de Limeira. Original em pdf aqui.








0 comentários:

Postar um comentário