domingo, 15 de janeiro de 2012 | By: Daíza de Carvalho

Grupo limeirense integrará festival de teatro em Portugal

Daíza Lacerda

O teatro amador de Limeira levará a sua arte para Portugal. O grupo Procênio desembarca no país europeu em março, para participar do Festival Vila Nova de Gaia.
Ator e diretor do grupo, Felipe Henrique explica que o convite surgiu a partir do contato com outra companhia de São Luís do Maranhão, que foi a primeira brasileira a participal do festival português. Neste ano, os limeirenses serão o único grupo brasileiro no evento.
Um segundo convite surgiu ao Procênio, para apresentação na Casa do Brasil, em Lisboa, em evento de teatro associativo. Os eventos reúnem grupos cuja origem são países que tem o português como primeiro idioma.
Eles levam para além-mar o monólogo "Cordel - Uma viagem pela cultura popular", que ficou em 3º lugar na Mostra Municipal, após excursionar por diversos estados. "O cordel chegou ao Brasil pelos portugueses. Agora levaremos de volta, com o nosso toque", ilustra Henrique.
O espetáculo demorou três anos para ser montado, e é encenado um ano. Pesquisas em cidades nordestinas contribuíram para a montagem. "A ideia era falar, de modo geral, da literatura de cordel, mas acabamos por abordar vários aspectos da cultura popular, com causos e histórias", contam o diretor e o assistente de direção Gabriel Félix.
Além dos ensaios, a correria é para garantir meios de viabilizar a viagem. Contam com o patrocínio de empresas para dar conta do custo de R$ 10 mil estimados para a viagem. "Com a apresentação, pretendemos crescer e trazer novas experiências para o teatro amador do município. É um ganho para a cidade", declara. Interessados em ajudar o grupo podem contatá-lo pelo e-mail felipe-teatro@hotmail.com ou pelo telefone 9419-3446.


Henrique e Félix: grupo levará cordel com toque brasileiro para Portugal
Henrique e Félix: grupo levará cordel com toque brasileiro para Portugal

Publicado na Gazeta de Limeira.




0 comentários:

Postar um comentário