sábado, 4 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Tempo frio prejudica aulas em piscina do Centro do Idoso


Daíza Lacerda


A queda de temperatura das últimas semanas pode interferir nas aulas de hidroginástica e hidroterapia do Centro de Referência do Idoso.
Participantes das aulas relataram à Gazeta que, após a reabertura da piscina, depois de cerca de um mês fechada para manutenção, foi pedido aos alunos que se responsabilizassem pelo uso da piscina devido ao frio, que provocou queda na temperatura da água, mesmo com o funcionamento do aquecedor. "Nos foi informado que a piscina não esquentaria mais de 28ºC e que quem quisesse usar, poderia, desde que assinasse um termo atestando que estava ciente", disse um dos alunos, em relação aos possíveis problemas que o uso da água naquela temperatura poderia acarretar.
Pelo menos seis alunos teriam assinado e participado da aula, ocorrida há duas semanas.
Os nomes teriam sido assinados em um papel, como uma lista, sem que fosse determinado, em papel, o motivo.

OUTRO LADO
De acordo com Vanderléia Serrano Diogo, superintendente do Ceprosom, autarquia responsável pelo espaço, o aquecedor da piscina, que tem 450 mil litros, funciona normalmente. Mas, com a queda da temperatura nos últimos dias, o limite do equipamento não é suficiente para manter a água na temperatura normalmente usada. "Principalmente pela manhã, a água fica mais fria devido ao tempo. A temperatura fica entre 26ºC e 28ºC, mas a sensação térmica é menor. Como a piscina é usada também em exercícios terapêuticos, é preciso um cuidado maior, por se tratar de idosos", justificou.
Segundo ela, foi cogitado fazer um termo de responsabilidade para quem se dispusesse a usar a piscina naquelas condições. No entanto, ela alega que nada foi assinado, e que aulas foram realizadas. "Não há necessidade de assinaturas. A situação será conversada com alunos e fisioterapeuta, para decidir sobre a suspensão ou não das aulas nessa época", declarou.
Vanderléia lembrou ainda que exames cardiológicos são pré-requisitos para a participação nas aulas. Entre hidroginástica e hidroterapia, são atendidos mais de 200 idosos.




0 comentários:

Postar um comentário