quinta-feira, 23 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Atletas da Apae e Aril garantem ouro em olimpíada na Colômbia

Daíza Lacerda


Na natação e atletismo, esportistas conquistaram 13 medalhas, 7 delas de ouro

O primeiro lugar foi pouco para os seis atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira (Apae) e Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril) que competiram no atletismo e natação da Olimpíada Fides (Fundação para Investigação e Desenvolvimento da Educação Especial) em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 12 e 18. Cada um garantiu uma medalha de ouro em cada modalidade, além de trazerem para Limeira prata e bronze, num total de 13 medalhas. Foi a primeira vez que o Brasil foi representado por uma delegação neste evento mundial.
Os treinadores Maura Bosquiero Marabesi (Apae) e Adílson Fernando Sorg (Aril) falaram da experiência em coletiva, ontem.
"Um mês antes da competição foram feitas fichas para determinar os índices das competições, que são divididos por níveis e tempo. A disputa foi acirrada, com concorrentes fortes", disse Sorg, que enfatizou a participação dos esportistas em outros campeonatos anteriormente.
"O desempenho foi excelente. Houve muito treino, sobretudo para o condicionamento físico, devido às características do local", disse Maura. Apesar do clima mais frio e chuva praticamente todos os dias, a altitude do local acabou contribuindo com o rendimento dos atletas.
A participação abriu caminho para outras disputas internacionais, como na Argentina e Porto Rico, para as quais as entidades foram convidadas. A federação colombiana realiza o evento a cada dois anos.
O evento reuniu 3,5 mil esportistas de 10 países, todos estudantes com algum tipo de deficiência. Além dos 6 participantes de Limeira, a delegação brasileira foi formada com outros dois jovens da Apae de Nova Odessa. Capoeiristas de Tabatinga (MA) também se apresentaram e atleta limeirense Nicole Grazielle Ribas Olichescki, 22, participou da apresentação do Brasil nos jogos com uma dança. No total, o País conquistou 25 medalhas.
O sucesso não foi só na piscina e nas pistas. "Os brasileiros são muito bem recebidos, todos queriam tirar fotos conosco", disse Maura. Os meninos participantes também arrasaram corações, inclusive com colombianas esperando para se despedir no aeroporto, contam os treinadores.
Andar de avião, conhecer nova culinária e língua também foram experiências aproveitadas pelos jovens. "Fiquei com um pouco de medo, mas gostei", disse o nadador Guilherme Henrique dos Santos, 17, que voltou com uma medalha de ouro e outra de prata. Já Nicole garante que não ficou nervosa durante as disputas. "Agora vou continuar treinando bastante", diz.


Medalhas conquistadas pelos limeirenses

Aril

- Alan Silva, 16 anos
Ouro nos 50m livre Natação
Prata nos 50m costas Natação

- Guilherme Henrique dos Santos, 17 anos
Ouro nos 50m livre Natação
Prata nos 50m peito Natação

Apae

- Aguinaldo Domingos de Oliveira, 17 anos
Prata nos 100m Atletismo
Ouro no salto em campo, com tempo 5.38

- Bruno Felipe Coelho, 15 anos
Bronze no Arremesso
Ouro nos 50m Atletismo
5º nos 100m Atletismo

- Nicole Grazielle Ribas Olichescki, 22 anos
Prata nos 25m Atletismo
Ouro no Lançamento de Bola de Tênis (Soft Ball)

- Wellington Reinaldo de Lima Silva, 15 anos
Ouro nos 25m Atletismo
Ouro nos 50m Atletismo
Prata no salto em campo



0 comentários:

Postar um comentário