terça-feira, 28 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Rompimento de adutora deixou 60 mil sem água durante 11h

Daíza Lacerda


Cerca de 60 mil moradores dos bairros Jardim do Lago, Odécio Degan, Jardim das Palmeiras, Parque Residencial Aeroporto, Jardim da Graminha, Residencial Roseira, Ernesto Kühl, Jardim São Lourenço, Lagoa Nova e imediações tiveram o abastecimento de água interrompido anteontem, entre as 12h e 23h.
O problema foi ocasionado devido a um imprevisto na rede, o rompimento de uma adutora de água tratada na Estação Elevatória de Água (EEA) Mercedes, que fica próxima à Escola Senai Luiz Varga.
Esta é uma das principais estações elevatórias da cidade, responsável pelo bombeamento de água a vários reservatórios distribuídos pelo município, o que representa o abastecimento a cerca de 50% da população. Porém, o rompimento aconteceu em apenas uma das redes de abastecimento desta estação, não comprometendo o seu abastecimento total, conforme informou a assessoria da concessionária Foz do Brasil, responsável pela pela rede de água e esgoto.
Segundo a empresa, o Centro de Telecontrole, por meio do sistema supervisório identificou variação na pressão do funcionamento na EEA às 8h, quando foi constatado o problema. "Desde então, as equipes do serviço de plantão da Foz do Brasil foram acionadas para realizar a manutenção e solucionar o problema o mais rápido possível", informou.
Para controlar o sistema de abastecimento e manter o nível de água nos reservatórios, foram feitas manobras durante todo o domingo para que outras estações e centros de reservação abastecessem os cerca de 40 bairros da região afetada, o que permitiu o abastecimento até o início da tarde. Bairros localizados em regiões mais altas, como Jardim do Lago, Graminha e Ibirapuera tiveram o abastecimento comprometido mais rapidamente.
O imprevisto comprometeu a rotina de moradores. "Ficou difícil terminar afazeres domésticos e principalmente tomar banho, devido ao horário em que a rede foi restabelecida", disse a dona de casa de um dos bairros afetados. Em outra residência, outras tarefas cotidianas tiveram que ser reprogramadas. "Tinha roupas para lavar, mas o serviço ficará para outro dia", disse a vendedora L.C., 25.
Em algumas residências a água pode ter saído "esbranquiçada" em determinados horários ontem, que nada mais são do que bolhas de ar, que se dissolvem. De acordo com a concessionária, isso se deve à pressão durante a normalização do abastecimento, que pode ter oscilações no sistema.

MANUTENÇÃO E CAUSAS
O coordenador de operações e tratamento de água e esgoto da Foz do Brasil, Alexandre Leite, explica que o trabalho de manutenção foi bastante complicado em razão do difícil acesso ao local do rompimento (área interna da estação), da proximidade de outras tubulações que abastecem outras regiões da cidade e também às dimensões e peso das peças utilizadas no reparo. Às 21h30 de domingo a manutenção foi concluída, sendo que, por volta das 23h, a operação do sistema foi retomada gradativamente e durante a madrugada o abastecimento estava normalizado.
A assessoria da Foz do Brasil explicou que todo sistema é suscetível a rompimento e, entre as causas possíveis, estão o tempo de uso, qualidade do material e a forma como é feito o assentamento. O que ocasionou o rompimento do último domingo será investigado pelos técnicos da concessionária.
Leite explica que, no domingo, parte da população passou por momentos de falta de água que há muito tempo não vivia em Limeira, em razão do trabalho preventivo realizado no sistema de abastecimento de água.
Segundo a concessionária, que assumiu os trabalhos na cidade em 1995, quando era frequente o problema de racionamento de água em Limeira, a rede possui regularidade na distribuição desde 1997. "São feitas manutenções programadas em horários que não prejudiquem a população, como durante a madrugada. No entanto, esta foi uma situação imprevista, de caráter emergencial. Casos de rompimento de adutoras podem levar de dois a três dias para serem solucionados, mas como a gestão da Foz do Brasil é voltada à satisfação do cliente, o trabalho é feito no menor tempo possível", justifica.
Em uma situação de emergência como essa, em que um imprevisto pode acontecer no sistema de distribuição de água, a orientação é que a população tenha na residência uma caixa d´água ou reservatório que pode manter o abastecimento de uma família por muitas horas.
O problema de abastecimento foi informado pela concessionária em seu site www.fozdobrasil.com.br e em seu serviço de atendimento ao cliente pelo telefone 0800-771-0001.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), órgão fiscalizador da concessão de água e esgoto em Limeira, acompanhou o trabalho de manutenção durante o domingo.




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