sábado, 4 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Sindsel denuncia más condições de trabalho de servidoras no aterro


Daíza Lacerda

O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel) informou ontem que recebeu denúncia de que as mulheres que atuam no Aterro Sanitário Municipal estariam trabalhando em más condições.
Conforme a denúncia, elas, que são funcionárias públicas, concursadas como auxiliar geral, trabalhariam "no sol, num ambiente seco e com odor nada agradável". Outro problema apontado foi a falta de água, também no banheiro, que dificultaria o uso do espaço para condições de hogiene.
O Sindsel informou que também recebeu denúncias de que algumas mulheres seriam obrigadas a mexer no chorume, que é um resultante do processo de decomposição de matérias orgânicas, além de não terem fogão para utilização no horário de almoço.
Diante das denúncias, o Sindsel, como representante da categoria, encaminharia um ofício ao prefeito Silvio Félix, e para o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Celso José Gonçalves, reivindicando num prazo de até dez dias melhorias como fogão para ser utilizado pelos funcionários, banheiros químicos no aterro, com papel higiênico à disposição, água potável próximo ao local de trabalho, geladeira e uniformes. Caso não haja providências, o sindicato pretende encaminhar o caso para o Ministério Público.
Diante da situação, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informou que no local há seis banheiros em condições normais de uso e também está sendo construído um novo banheiro próximo a unidade de tratamento de chorume. A pasta alega ainda que há água potável servida pela concessionária Foz do Brasil, mas que irá ampliar as condições de fornecimento de água potável em galões com suporte de bebedouros. Quanto aos uniformes, será checado o motivo do atraso das compras junto ao Departamento de Gestão de Suprimentos.
"Todas estas providências estão sendo tomadas em função das novas contratações. Estas reclamações dos funcionários nunca foram direcionadas diretamente à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos", informou o secretário interino, Dagoberto de Campos Guidi.




0 comentários:

Postar um comentário