domingo, 5 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Filme "Lixo Extraordinário" está na programação ambiental do Senac

Daíza Lacerda


Na Semana do Meio Ambiente, o Senac prepara uma programação com foco na sustentabilidade, com atividades nas noites de terça-feira a domingo.
De acordo com Eládio Aparecido Denayo, coordenador da área de Saúde Ambiental, o evento é organizado pelos alunos da turma 27 do curso técnico de Segurança do Trabalho. "Todos estão envolvidos e são desenvolvidas competências por meio dos temas propostos. A organização é feita com foco na consciência ambiental", explica.
Na terça-feira, 7, e quarta-feira, 8, acontecerão palestras a partir das 19h30. Com o tema "Sustentabilidade", a jornalista Talita Requena, que produz e apresenta um programa semanal com temática ambiental, abre a programação. A partir das 21h, apresentações culturais com o Grupo de Flautas e Grupo de Teatro 3º Sinal, com resumo do espetáculo "Festa do Divino".
Na quarta-feira, o engenheiro Guilherme Amstalden Valarini, coordenador de projetos do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, fala sobre "Preservação das florestas e mananciais". Neste dia haverá ainda apresentação do grupo Parada Sertaneja, com música raiz.
Na quinta-feira, dia 9, haverá um Cine Debate com o documentário "Lixo Extraordinário". Filmado durante dois anos, o filme acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. Mas o trabalho com os personagens revela a dignidade e desespero que enfrentam quando é sugerido que imaginem suas vidas fora daquele ambiente. O resultado revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. Coprodução entre Brasil e Reino Unido, o filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário.
Para todos os dias de evento é preciso fazer inscrição antecipada para participação, já que o auditório possui 120 lugares. As reservas podem ser feitas pelo telefone 2114-9199, pelo e-mail limeira@sp.senac.br ou no site www.sp.senac.br/limeira. O Senac fica na Rua Quadros Sobrinho, 1, Centro.



0 comentários:

Postar um comentário