sexta-feira, 3 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Projeto contra miséria prevê ampliação do Bolsa Família

Daíza Lacerda


O governo federal lançou ontem o  "Plano Brasil sem Miséria", em que prevê tirar 16,2 milhões de pessoas da miséria até 2014. O programa deve consumir cerca de 20 bilhões de reais ao ano, em que a maioria dos recursos virá de programas na área social que já estão em execução, como o Bolsa Família, que custa ao Executivo cerca de 16 bilhões de reais por ano, segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.
A maior parte das ações do Brasil sem Miséria visa qualificar os atuais beneficiários do Bolsa Família para conseguirem um emprego formal e aumentarem sua renda. Por isso, muitas ações estão relacionadas com a ampliação do acesso aos serviços públicos e à qualificação de mão de obra.
O Plano vai modificar alguns pontos do Bolsa Família. Uma das principais alterações é o aumento no limite de filhos (até 15 anos) para o cálculo do benefício. Será ampliado de três para até cinco o número de dependentes de até 15 anos que poderá receber os repasses de 32 reais por filho. Com a alteração, 1,3 milhão de crianças e adolescentes serão incluídos no Bolsa Família.
Até 2013, o governo pretende incluir cerca de 800 mil famílias que hoje não recebem os benefícios. Hoje mais de 15,7 milhões de pessoas nessa faixa etária estão inscritos e recebem benefícios.

LIMEIRA
Em Limeira, até o mês de abril, 9.044 famílias recebiam o benefício. De acordo com a assessoria do Ceprosom, a Diretoria Regional de Assitência e Desenvolvimento Social (Drads), cuja sede regional é em Piracicaba, deve receber as diretrizes dos planos anunciados pelo governo em até quinze dias. Depois disso é que os projetos serão encaminhados aos munícípios, para serem discutidas a viabilidade e como os planos podem se enquadrar em cada município. Ainda não há estimativas de quantas pessoas poderão ser beneficiadas em Limeira com as mudanças no Bolsa Família. (Com informações da Agência Estado)





0 comentários:

Postar um comentário