terça-feira, 21 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Inverno começa hoje com noite mais longa


Daíza Lacerda

Estação tem início com temperatura entre 14ºC e 25ºC; queda é prevista para fim de semana

Hoje às 14h32 terá início o inverno, com solstício, em que o dia será mais curto e a noite, mais longa.
A tendência é que este inverno seja mais seco, como explica Hiroshi Paulo Hioshizane, professor da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp). "A umidade do ar já está caindo, além das queimadas, recorrentes neste período, que contribuem para o ar mais seco". Até a chegada da massa de ar polar no final de semana, a temperatura deve ficar entre 14ºC e 25ºC.
Embora a temperatura tenha ficado mais amena nos últimos dias, com o inverno deve chegar uma nova frente fria, a partir de quinta-feira. "Nessa nova frente fria, que não sabemos a intensidade, ainda poderá vir mais umidade e chuvas", lembra Yoshizane. A estação terá ainda os típicos ventos de agosto.
Hoje acontece o solstício de inverno, quando é registrado menos horas de sol no ano. "É o dia mais curto e a noite mais longa. A partir de amanhã as horas de sol voltam a aumentar e, no início da primavera, noite e dia têm exatamente a mesma duração, que é o equinócio", diz o professor.
O inverno irá durar 92 dias, 15 horas e 32 minutos, até o dia 23 de setembro, às 6h04.

Nova estação marca 
dia de combate à asma

Com o inverno, chega também a alta da incidência de doenças respiratórias. Hoje é celebrado o Dia Nacional de Combate à Asma, que afeta de 10% a 25% da população brasileira.
A doença é de origem genética, com inflamação dos brônquios. Os sintomas são tosse, sensação de aperto no peito, respiração curta e chiado no peito. Na maior parte dos casos, a doença é diagnosticada na faixa dos seis anos de idade ou então na adolescência e na fase adulta.
De acordo com o DataSus 2001, a asma é responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares e 2,5 óbitos, além de atendimentos ambulatoriais.
Existem vários tipos de remédios para tratar a asma, mas pode-se dividir em dois grupos: os para aliviar sintomas e tratar as crises da doença e os que atuam na inflamação dos brônquios, controlam a doença e evitam novas crises. O tratamento pode ser feito com a utilização de medicações por via inalada sob a forma de sprays, nebulização ou como inaladores de pó seco.




0 comentários:

Postar um comentário