quarta-feira, 29 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Limeira atinge recorde com 0,7ºC na madrugada


Daíza Lacerda

Limeira teve na madrugada de ontem a temperatura mais fria registrada nos últimos quatros anos: 3,5ºC. A medição foi feita pela Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp). "Na área rural, a mínima chegou a 0,7ºC. Este provavelmente é o recorde dos últimos anos, quando a mínima registrada foi de 4,6ºC", informou o professor Hiroshi Paulo Yoshizane, da Unicamp.
Yoshina explica que a manhã de hoje também deve ser gelada, mas que a partir de amanhã começa nova recuperação, com mínima entre 7ºC e 8ºC. "Nova instabilidade está prevista para o final de semana, com chances de chuva, nebulosidade e queda de temperatura".
A recuperação antes da chegada de outra massa de ar polar deve ter máxima de 20ºC, com sensação maior de frio em áreas rurais e baixadas. Yoshizane lembra que já era previsto que este inverno seria mais seco, mas também tende a ser histórico pela baixas temperaturas. "Este inverno começa com características como os vividos nas décadas de 60 e 70, quando a friagem chegava a queimar folhas de plantas. Houve influência nos ciclos e nos últimos anos tivemos invernos atípicos, com temperaturas mais altas. Agora parece que irá normalizar com as reais características", explica ele, ressaltando a função do inverno também como controlador ambiental na fauna e flora.
A umidade relativa do ar tende a cair, já que a massa de ar polar seca tira a umidade da superfície. E o céu sem nuvens da estação colabora com a sensação de frio no início da noite. "As nuvens são protetoras das condições termais. Sem elas, o calor do dia se dissipa mais rápido quando anoitece. Por isso, com céu limpo, é notória a tendência de geadas".




0 comentários:

Postar um comentário