sexta-feira, 3 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Mês mais seco do ano, maio teve chuva em apenas um dia


Daíza Lacerda

As chuvas do mês de maio totalizaram uma precipitação de 25,0 mm, registrados no dia 2, mesma data em que o vento atingiu maior velocidade: 25,6 km/h. No mês de abril, quando houve seis dias chuvosos, foram 119,8 milímetros (mm) e ventos de até 38 km/h.
As chuvas acumuladas no ano somam 1.129,9 mm, com 86,15% da média anual precipitados.
Já com o início do clima seco, que antecede o inverno, além de 30 dias de estiagem, maio registrou a menor temperatura do ano, do dia 29  para o dia 30, com 7,5ºC no externo do abrigo à sombra e 8,3ºC no abrigo meteorológico.
Até então a menor temperatura estava na faixa dos 14ºC, em abril, até a última semana de maio, antes da queda. Desde a madrugada de segunda-feira, a mínima tem ficado um pouco mais de 10ºC, e, a máxima, entre 25ºC e 26ºC. Durante o mês de maio, a temperatura externa à sombra não passou dos 31,4ºC.
De acordo com o professor Hiroshi Paulo Yoshizane, da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp), que faz mensalmente o balanço meteorológico, apesar da recuperação do clima até ontem, a previsão é de que a nebulosidade aumente hoje, com chances de chuvisco. "Neste sábado a temperatura deve ter nova queda, com clima já típico de inverno. A temperatura média deve ser de 12ºC a 13ºC na área urbana, e 9ºC na rural", explica.
A tendência é da redução do vento, além da queda da umidade relativa do ar, que ficou entre 34% e 87% na quarta-feira. "Nesse quesito, os meses de setembro e outubro são os mais preocupantes aqui na região. Mas agora há a característica de secamento atmosférico, com tendência de um inverno rigoroso", complementa.



0 comentários:

Postar um comentário