quinta-feira, 30 de junho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Limeira cria comitê para luta contra o crack e outras drogas

Daíza Lacerda


Liga une forças de órgãos e instituições para prevenção, conscientização e fiscalização

Nesta semana a Polícia Civil atendeu um caso de tráfico de drogas, que terminou com a apreensão de um adolescente de 16 anos. Em sua residência foram encontradas 71 pedras de crack, além de dois flaconetes de cocaína. Só no mês de março, a Guarda Municipal (GM) registrou duas apreensões grandes de pedras de crack. Em uma delas, um adolescente de 15 anos portava 84 pedras. Em outra operação, foram encontradas num terreno baldio 101 pedras, além de maconha. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de janeiro a maio Limeira teve registradas 180 ocorrências de tráfico de entorpecentes. Enquanto em janeiro foram 27, maio fechou com 44. O número, para os cinco primeiros meses do ano, chega a quase 80% do total de flagrantes de tráfico feitos registrados na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) durante todo o ano de 2010, que fechou com cerca de 220 quilos de substâncias entorpecente apreendida.
Números como esse, com ocorrências registradas diariamente, mostram que o alcance das drogas caracterizam uma verdadeira situação de guerra. Esta é a conclusão de dirigentes de órgãos públicos e instituições, que formalizaram ontem a criação do Comitê de Enfrentamento do Crack e outras drogas, para reduzir e evitar o alastramento da droga no município, tanto para o tráfico quanto para o consumo.
Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Ceprosom, Conselho Municipal de Saúde, Narcóticos Anônimos (NA), Conselho Tutelar e secretarias da Saúde, Educação, Cultura e Esportes nomearam os seus representantes que devem atuar em diferentes nunces do problema.

INVESTIMENTOS
Durante a apresentação, o prefeito Silvio Félix (PDT) declarou que o Executivo vai investir no que puder para colaborar com as polícias. "Será enviado à Câmara lei para regularizar os custos e para que a GM fique mais preparada para atuar junto às polícias. Será encaminhado também o Estatuto da GM, com a questão profissional e de qualificação, com incentivo maior", disse o prefeito. Entre as promessas estão novas viaturas com aumento de pelo menos 20% da frota, especialmente para a zona rural, além do dobro de câmeras de monitoramento.
O prefeito citou ainda a retomada do Proerd como medida sócioeducativa e o investimento do município no tratamento de dependentes químicos. Limeira tem convênio para internação com a instituição Recanto da Paz, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a Prefeitura prevê parcerias com clínicas da cidade ou região para ampliar a abrangência de tratamentos. "Embora isso não possa ser feito em convênios com recursos da Saúde, é possível oferecer atendimento humano e social, amparo científico e também espiritual", disse Félix. O secretário municipal de Saúde, Gerson Hansen Martins, explicou que isso deve ser feito pelo Ceprosom já que, além do prejuízo à saúde, as drogas desfazem laços familiares.

TRATAMENTO
Martins, declarou que, a partir das reuniões mensais, o comitê deve decidir em que frente atacar. "A iniciativa de oferecer esporte e lazer é importante, para tirar o jovem da rua e ocupá-lo com atividades, para mantê-lo longe das drogas".
Na esfera da Saúde, em relação à recuperação contra o vício, ele ressalta que "a internação é apenas com indicação médica, o que nem todos precisam, já que a recuperação é possível com tratamento. O dependente químico deve ser tratado como doente, é preciso não ter preconceito".
O Caps AD acompanha 180 pacientes, dependentes de drogas e álcool, número que tende a aumentar. O Ambulatório de Saúde Mental trata quatro dependentes químicos, três deles pelo Município. "A procura é grande, mas são várias etapas até propor o tratamento. É importante que, em paralelo, essas pessoas acompanhem os Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA)", lembra Tânia Mileny Seraphim, coordenadora do ambulatório.

AMEAÇA ADOLESCENTE
"É uma tentativa de acabar com o avanço do crack por etapas. À polícia compete combater o tráfico e tirar o usuário do ingresso à drogas um trabalho que para as polícias e GM é insuficiente devido à facilidade que a droga se alastra", disse o major da Polícia Militar Ivan Roncato Batista. "Há uma necessidade maior do que tem sido feito e, de braços dados, teremos condições de enfrentar. Ninguém é mais forte do que todos nós juntos", completou.
Major Roncato lembra que apreensões são feitas diariamente, mas há diferenças não só no volume de entorpecentes como no de pessoas presas. "A PM age mais na detenção de pequenos traficantes, enquanto a Polícia Civil é responsável por grandes apreensões de drogas. Mas no município o número de ocorrências têm crescido, tanto com crack quanto com cocaína e maconha". Outra constatação é o envolvimento maior de adolescentes, tanto para o consumo quanto para o tráfico o que serve de alerta para as famílias. "Por isso é um mérito o comitê integrar todas as frentes, para que não agir demais de um lado e faltar do outro", diz ele, estimando que os resultados apareçam a médio prazo. No entanto, levará tempo para um panorama mais tranquilo. "A grande diferença poderá ser vista em décadas. Por isso é importante, mais do que começar, não parar".

CARREIRAS E CARREIRAS
A campanha "Eles escolheram a carreira certa. E você?", traz os nadadores Guilherme Guido e Natália de Luccas, atletas de destaque de Limeira, presentes na seleção brasileira que apóiam a iniciativa. "Eles representam outros atletas e jovens saudáveis, que são exemplos, ao contrário da devastação das drogas que são um prazer passageiro", alertou Luciana Sousa Gonçalves, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
A iniciativa visa agir preventivamente por meio da conscientização com folderes e gibis sobre o tema que serão distribuídos nas escolas. O problema da dependência é frequente com as famílias que procuram assistência social nos centros comunitários ou junto ao Ceprosom e Fundo Social, lembra Luciana. "Em muitos casos as mães nos procuram pedindo clínicas para internar os filhos. Em nível nacional o problema das drogas já é tratado como epidemia e atinge a todas as classes sociais", ressalta. É a primeira vez que o município faz uma campanha conjunta com diversos órgãos.

Publicado na Gazeta de Limeira, também no novo site e capa.




0 comentários:

Postar um comentário