domingo, 2 de janeiro de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Harmonize o seu lar com o Feng Shui

Daíza Lacerda
Especial para o Jornal da Mulher


Vento e água são o significado do Feng Shui, a arte milenar chinesa para tornar harmoniosos os ambientes da casa ou do trabalho. "É uma prática de mais de três mil anos na China, e chegou ao ocidente a partir da Inglaterra", explica Telma Ciarrochi, educadora e consultora de Feng Shui, além de mestre Reiki.
A técnica chinesa trabalha com o ch'i (pronuncia-se tchi), que é a energia vital em nós e no meio ambiente, com o equilíbrio dos opostos (yin e yang) e as propriedades dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal.
O Feng Shui traz o bom fluxo do ch'i para proteger ambientes e pessoas da influência do sha, que são as energias negarivas. "Pode ser analisada desde a localização da casa em relação à rua como o posicionamento dos ambientes internos e dos móveis, objetos de decoração e cores presentes", diz Telma.
Segundo a consultora, pesquisas comprovam que o Feng Shui é resultado de análise e observação profundas do relacionamento do homem com a natureza, de forma a melhorar o ambiente do lar e os relacionamentos, além de atrair prosperidade, saúde, amor e equilíbrio. (DL)


Abrindo as portas para o bem-estar
O instrumento do Feng Shui na escola Chapéu Negro, uma das principais, é o ba-guá, figura de oito lados, cada um com um gua. Eles representam trabalho, amigos, espiritualidade, família, prosperidade, criatividade, sucesso e relacionamento. O centro é representado pela saúde. Para aplicar os preceitos da técnica, o ponto de partida é sempre a entrada principal da casa, que deve ser representada pelo lado do trabalho. O restante deve ser posicionado para harmonizar os demais ambientes. Veja o que significa cada gua:


Trabalho - Tem como elemento a água. Este ambiente deve ter aquários, fontes, cristais ou espelhos, além das ferramentas relacionadas ao trabalho, como escritório ou computador. A cor é o preto ou tons escuros, além de plantas d'água, como a jiboia. A forma é irregular (o que pode ser adotado no formato das mesas do cômodo).

Amigos - Metal. Este local deve conter fotos de amigos, viagens ou presentes. A cor predominante é o cinza ou branco. As plantas são as de floração branca, ou cravo branco. A forma é arredondada.

Espiritualidade - Terra. É onde deve ser montado um altar e devem ficar os objetos relacionados à crença ou sabedoria, como livros e amuletos, além de objetos de cerâmica. A cor predominante deve ser o azul; planta, lírio da paz, e forma quadrada.

Família - Madeira dura. Local para deixar fotos da família. Cor predominante: verde. As plantas devem ser de alturas variadas, como o lírio da paz.

Prosperidade - Madeira mole. Local para guardar joias, moedas e objetos dourados, além dos sinos de vento. A cor é o lilás ou dourado e as plantas, bambuzinho, begônia ou girassol. A forma é de movimento, como o vento. A pedra é pirita ou ametista roxa.

Criatividade - Metal. Local para deixar as coisas de crianças, que têm mais criatividade. Pode ter desde de o desenho do filho em um quadro como lápis coloridos, que remetem à criatividade. A cor é branca ou tons claros, com flores também brancas. A forma é redonda.

Sucesso - Fogo. Onde devem ser deixados objetos que lembram autorealização, como diplomas, troféus ou mesa de trabalho. Local também para lareira e pirâmides. A cor predominante é o vermelho e a planta, bromélia. A forma é triangular.

Relacionamento - Terra. Onde se deve deixar objetos aos pares, como fotos alegres do casal. Flores como rosas ou cravo, sempre aos pares, além da árvore da felicidade. Não deixar neste ambiente plantas com pontas como bromélia ou cacto. A cor é rosa e a forma, quadrada. Na falta de flores, pode-se usar pedras, como o quartzo rosa.

Saúde - Terra. É o centro da casa onde devem estar arranjos de flores, tapetes nos tons de terra, objetos de cerâmica com frutas e grãos. As flores são girassol e lírio amarelo e a forma, quadrada.


Como fazer as energias positivas fluírem com mais facilidade no lar

O lar deve ser valorizado, pois é nele que repomos as nossas energias, ensina Telma.

* Armários e gavetas devem ser mantidos organizados, apenas com o que é usado. O que não serve ou está quebrado deve ser jogado fora, e não colado para reúso;
* Evite pensar negativamente em casa (e sempre!). As paredes "têm memória", onde energias negativas são captadas e gravadas;
* Tenha mensageiros dos ventos, cristais ou prismas pela casa, principalmente para refletirem o sol perto das janelas;
* Plantas em casa são sempre bem-vindas, como arruda, guiné e pimenta. Aqueles vasos com mix de plantas também vão bem para absorver energias negativas, mas devem ser deixados fora de casa;
* Não é recomendável deixar espelhos de frente para a cama, quando não refletem a nossa imagem por inteiro. Quem tem cama com espelhos na cabeceira deve cobrí-los na hora de dormir;
* A cozinha é um local importante para a parte financeira, então a fruteira deve estar sempre cheia, além da despensa com mantimentos. Neste local não deve ficar lixo, que deve ser deixado para fora, ou na área de serviço;
* A porta do banheiro deve estar sempre fechada, assim como o ralo. Plantas são ótima pedida para este ambiente, além da cor verde, que pode estar presente nas toalhas;
* Em ambientes de trabalho pode ser adotado um pouco de cada gua para harmonizar o seu canto, como uma pedra na mesa ou alguma cor nos acessórios. 

Fonte: Telma Ciarrocchi, consultora de Feng Shui 



Limpe as energias negativas da sua casa

Telma ensina uma "limpeza" de energias com sal grosso, que deve ser feita em todos os cômodos da casa, começando do último, após abrir todas as portas e janelas.
Abra um guardanapo de papel branco no meio do cômodo, onde deve ser colocado um pouco de sal grosso. Ao colocar o sal, mentalize a tranformação de harmonia que deseja, para atrair paz e tranquilidade, entre outras benesses.
Deixe queimando um incenso de laranja ou de limão (limpeza) na porta de entrada enquanto repete em cada espaço da casa, inclusive quintal e jardim.
Quando o incenso terminar de queimar, recolha cada um dos papéis com o sal, sem deixá-lo cair, a partir do último cômodo, e jogue tudo num saco plástico, incluindo as cinzas do incenso.
Com o sal deve ser retirado da casa tudo o que há que ruim, e os punhados de sal e incenso não devem ser deixados em casa, mas colocados na rua para serem levados na coleta de lixo. "O sal grosso não deixa de ser um cristal e, como tal, contribui no intuito de que as coisas têm concerto, têm cura", ressalta Telma. (DL)






0 comentários:

Postar um comentário