domingo, 8 de maio de 2016 | By: Daíza de Carvalho

Voluntários poderão se candidatar para evento da tocha olímpica em Limeira

Inscrições serão recebidas por meio do site da Prefeitura, com previsão de 500 participantes

Daíza Lacerda

Limeirenses poderão se voluntariar para os trabalhos do evento da passagem da tocha olímpica em Limeira, em 20 de julho. A Prefeitura abrirá as inscrições na terça-feira, dia 10, que deverão ser feitas por meio do site (www.limeira.sp.gov.br).
De acordo com Gino Torrezan, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, não haverá restrições no perfil de participante, mas o principal é boa condição física, já que a principal ajuda será na coordenação do público. A previsão é de 500 participantes, que passarão por treinamento. A equipe voluntária deve estar formada até o início de julho.
Limeira receberá a tocha depois de Rio Claro e antes de Americana. Depois, o símbolo olímpico pernoitará na região, em Campinas. A chegada será num comboio com mais de 20 veículos, sendo que 10 devem entrar na cidade. A passagem terá início na avenida Major José Levy Sobrinho, passando pela Boa Vista, Centro e chegando ao Parque Cidade pelo anel viário. No local, deve ficar exposta durante 15 minutos.
ORGANIZAÇÃO
Segundo o secretário, o trajeto deve demandar duas horas de evento. O acesso aos condutores será delimitado por cavaletes. Não haverá estrutura específica para o público, que deverá assistir das calçadas, casas ou comércios. Em alguns pontos, serão feitos bolsões onde ficarão grupos de escolas.
Torrezan lembra que será necessária a colaboração de moradores e comerciantes na véspera, pois carros não poderão ficar estacionados no percurso. Isso deve ser providenciado na noite anterior, sendo que o evento deve ocorrer em horário a ser confirmado entre as 10h e 14h.
Ele ressalta que a segurança dos condutores será feita pela Guarda Nacional, enquanto o respaldo do público será da Guarda Civil Municipal, além da atuação de agentes de trânsito.
A previsão é a troca de condutor a cada 200 metros. Para o município, são previstos cerca de 30 condutores, cujos nomes ainda estão em fase de confirmação para o comitê. Entre os já confirmados está José Carlos da Silva, o Fumaça, veterano do atletismo limeirense.
Nas preparações, está prevista a realização de um evento teste, que deve ocorrer entre o final deste mês e início de junho. O objetivo da simulação é identificar possível pontos que demandem ajustes.


Evento não terá custo para
município, diz secretário


O custo milionário da festa da chegada da tocha olímpica em Brasília despertou a curiosidade sobre o quanto os municípios devem desembolsar nos eventos. No Distrito Federal, que abriu o calendário do revezamento, o custo estimado ficou em torno de R$ 4 milhões. Na capital federal, a tocha desfilou durante o dia todo, em 3 de maio.
Em Limeira, o secretário Gino Torrezan esclarece que não haverá custos, senão os indiretos, da organização e contingente empenhado. Ele explica que a adesão dos municípios foi espontânea, a partir da seleção de 500 cidades pelo comitê.
Há locais nos quais serão promovidos shows. No caso de Limeira, ele explica que não haverá contratações, mas devem ser convidados grupos locais, como bandas marciais durante a exposição da tocha no Parque Cidade, que sediará o término do percurso em Limeira. (Daíza Lacerda)



Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário