domingo, 8 de maio de 2016 | By: Daíza de Carvalho

Pioneiro, Limeira Clube completa 100 anos

Polo recreativo sobrevive à época áurea dos bailes que movimentavam a cidade

Daíza Lacerda

Em 1916, os atrativos de Limeira se limitavam às praças. Antecedendo a época em que os bailes colocariam a sociedade limeirense para dançar, o Limeira Clube nasceu da união de cinco amigos que talvez não imaginassem que o polo recreativo e dançante que planejavam atravessaria gerações.
"Além dos carnavais inesquecíveis, foram inúmeros bailes e shows com grandes artistas, como Roberto Carlos, Elizeth Cardoso e Altemar Dutra. O clube ainda foi sede de reuniões rotárias. O Rotary Club Centro praticamente foi fundado conosco, em 1939". A recordação é de Antonio Carlos Câmara Leite. Aos 74 anos, a história de vida do atual presidente do conselho deliberativo se mistura à do clube. Seu avô, Rodolpho Forster Filho, consta como um dos primeiros associados no livro que registra a ata de fundação do clube, em 9 de maio de 1916.
VELHA E NOVA CASA
Presidida por Cyro Scartezini, a primeira diretoria foi formada também por Francisco Bernardino de Oliveira, Carlos Borges Teixeira, Nestor José Rodrigues e Joaquim de Barros Cotrim, os fundadores. Hoje, sob a gestão do atual presidente Antonio Celso Scandolera, o clube mantém a estrutura solidificada na década de 1960, quando as quadras começaram a ser construídas no terreno adquirido duas décadas antes.
A primeira sede foi em imóvel onde atualmente está o edifício São José, na Rua Alferes Franco, no Centro. Na época, o local era cuidado pelo major José Levy Sobrinho. Conhecido como clube Fênix, era o que o município tinha de mais parecido com um local recreativo. "Foi feito um acordo para pagamento mensal de 30 mil réis à Santa Casa, como uma espécie de aluguel. A área atual só foi comprada em 1940, de Mário de Souza Queiroz, quando Raul Machado Gomes presidia o clube. Foi aproveitada a área da fazenda e a casa que existia", conta Câmara Leite. As novas construções partiram de 1950, passando por reforma em 1960.
A primeira piscina era uma adaptação do lavador de café existente na fazenda, numa época em que não existia nada no entorno. A movimentada avenida chegaria muito depois do clube, que foi testemunha de tempos em que o município não tinha tanta estrutura, como no abastecimento. "Aproveitamos um poço artesiano para encher a piscina. Era década de 50, e a cidade passava dificuldades com a falta d'água. Muitas pessoas vinham buscar água aqui, com garrafões e até caminhão tanque", rememora. Até hoje a piscina que sedia campeonatos é cheia pelo poço.
NOVOS TEMPOS
Os tempos áureos dos bailes foram nas décadas de 60 e 70, em época que deu origem a muitos casamentos, como garante o conselheiro. Mas a tradição foi se perdendo, assim como a própria cultura de pular carnaval. Hoje, o forte são as equipes esportivas, como as de tênis de campo e natação. "Agora, a principal motivação são as práticas esportivas e eventos sociais, além da nova academia", lista.
Com o tempo, a concorrência chegou, também em reflexo do crescimento da cidade. Ele reconhece que houve fase de defasagem, principalmente de jovens, mas que sempre houve bom relacionamento com outros clubes. Credita a longevidade do clube à dedicação de associados e diretores, principalmente nas dificuldades, que não foram poucas, como ressalta. "Também somos sujeitos à alternância da economia, e temos custos muito altos, a exemplo da energia elétrica", exemplifica.
Para comemorar os 100 anos, o clube organiza um baile, que acontece no próximo sábado, dia 14. Os convites são vendidos a R$ 40 para sócios e R$ 50 para não sócios, sendo que detalhes do evento podem ser obtidos pelo 3404-6565. "É uma comemoração importante. Afinal, não estaremos aqui para celebrar outro centenário", considera, aos risos, o veterano.

Fotos: JB Anthero/Gazeta de Limeira/Reprodução


Antonio Carlos Câmara Leite e o poço que ainda
abastece a piscina, e também garantia água a moradores
Imóvel na rua Alferes Franco foi a primeira
sede, com pagamento de aluguel à Santa Casa
Clube celebra a tradição e se reinventa para
nova geração, tendo os esportes como forte
Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário