quinta-feira, 5 de maio de 2016 | By: Daíza de Carvalho

Alargamento da Via Jurandyr Paixão demandará dois anos de obras

Obra custará R$ 18,7 milhões com recursos de convênio federal e contrapartida municipal

Daíza Lacerda

A Via Jurandyr Paixão de Campos Freire, estrada de acesso ao Horto Florestal e Bairro do Tatu, passará por obras de alargamento a partir da rotatória do Jardim Campo Belo, numa extensão de aproximadamente sete quilômetros.
Os envelopes da licitação foram abertos na última terça-feira, e o processo teve como vencedora a construtora Getel, que fará o serviço pelo menor preço oferecido, de R$ 18.734.681,14. A verba para a obra é proveniente de convênio federal por meio do programa Pró-Transporte, cuja assinatura ocorreu em outubro de 2014. O município arcará com 10% dos recursos. As liberações serão do Ministério das Cidades. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Coghi, a totalidade dos recursos já está destinada ao projeto, e não devem ocorrer atrasos, a exemplos de outras obras com verba da União.
No processo licitatório, as empresas tiveram acesso à documentação das concorrentes e abriram mão de recurso, o que leva à projeção de assinatura da ordem de serviço para início das obras até o final deste mês. São previstos dois anos de obras, que devem começar pela altura do Campo Belo, com execução de uma faixa por vez. No entanto, os detalhes ainda serão definidos.
Coghi explica que trata-se de um alargamento, e não uma duplicação, pois não há espaço para canteiro central. Serão duas faixas de cada lado, separadas por concreto. A via receberá ciclofaixa em toda a extensão num dos lados, e calçada do lado oposto. A obra também contempla a iluminação em todo o trecho.
INTERVENÇÕES
Alguns trechos demandam intervenções além da adequação de faixas, a exemplo da entrada do horto, que tem um lago de cada lado da pista. Segundo Coghi, será implantada uma tubulação maior entre eles, já que a atual não dá conta do volume em dias de chuva, causando alagamento. Com isso, a projeção é que a estrada fique um metro mais alta naquela região. Outro local com problemas na enxurrada é uma baixada próxima do casarão do Tatu. A tubulação no local cedeu, e uma nova será construída.
O projeto também prevê três rotatórias, uma no acesso do condomínio industrial, outra no horto e a terceira no atual acesso ao aterro sanitário.


Foto: JB Anthero/Gazeta de Limeira
Obras ocorrerão em toda a extensão
da via entre Campo Belo e Bairro do Tatu

Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário