sábado, 9 de abril de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Sobretudo

Coluna da redação da Gazeta de Limeira

SEM ESCOLHA
Dizem que a vida é feita de escolhas. Aqueles que podem, escolhem onde morar. Outros, o carro que vão comprar. Porém, na quinta-feira (dia 11), crianças da escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, tiveram seus sonhos interrompidos. Sem escolha, suas vidas foram ceifadas. Na próxima semana, ainda sem escolha, os alunos sobreviventes retornarão à escola e, assim como todos os brasileiros, sem opções, vão conviver com a insegurança.

TRISTE COINCIDÊNCIA
Sete de abril será um dia que dificilmente sairá da memória dos brasileiros. A data, que ainda marca o Dia do Jornalista, ganha um contorno ainda mais triste para os profissionais que trabalharam para informar, desde o público que viveu os horrores de perto, como os que lamentam à distância. No ofício de lidar com as situações mais delicadas até a transmissão de boas novas, o importante é sempre manter o compromisso e respeito a quem se destina o nosso trabalho: o leitor.

BRINQUEDOS SEGUROS
O acidente com um brinquedo em um parque de diversões na capital paulista - que vitimou oito pessoas - expõe a fragilidade desse tipo de atração. Em Limeira, um parque de menor porte estava instalado no antigo campo da Inter. A pergunta que fica é: com que frequência é feito o controle de segurança nos brinquedos e a quem recorrer, em caso de denúncia?

AUMENTO INDEVIDO
A repercussão do aumento da tarifa do transporte público causou diversas reclamações e descontentamento por parte da população. Trabalhadores, que dependem de ônibus, estão indignados. Para eles, não é justo aumentar o preço sem melhorias, como aumento da frota e melhor preparo dos motoristas, uma reclamação constante entre os usuários. A partir do dia 13, a tarifa será R$ 2,70.

MAIS MUDANÇAS
Inflação resiste, dólar cai e governo tenta conter o crédito. Desde ontem, está valendo a nova taxa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos tomados pela pessoa física, que subiu de 1,5% para 3%. Com a nova medida, o consumidor vai ter que apertar o cinto, evitar os bancos e parar de consumir. O esforço do governo é para conter o aumento da inflação, que nos últimos 12 meses chegou a 6,3%, muito perto do teto estipulado pelo governo, de 6,5%.

ASFALTO
Sai ou não sai? Parece que o tão sonhado asfalto na estrada que leva ao Bairro dos Pereiras pode estar próximo de se tornar realidade. Esta semana, moradores, empresários, vereadores e o secretário de Obras, Celso Gonçalves, se reuniram para falar sobre a possível pavimentação no local. As pessoas aguardam há, pelo menos, 16 anos.

IMPUNIDADE
Prova definitiva de que somos amparados por uma lei considerada ultrapassada foi um caso registrado em Limeira recentemente. Um adolescente de 17 anos, usuário de droga há quatro anos, furtou uma residência e foi detido pouco tempo depois, após ter vendido um dos produtos furtados a um casal. Na delegacia, não sobrou opção para o delegado a não ser prender o casal em flagrante por receptação e liberar o adolescente, pois o crime cometido por ele não foi mediante ameaça, o único fator que poderia levá-lo à apreensão. O casal errou - isso não se discute; mas será que o adolescente também não deveria pagar pelo que fez?



Publicado na Gazeta de Limeira.



0 comentários:

Postar um comentário