sábado, 2 de abril de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Sobretudo

Coluna da redação da Gazeta de Limeira


CREN
O Centro de Reabilitação Nutricional João Ometto (Cren) completou 30 anos ontem em Limeira. Além de atender crianças desnutridas, a unidade auxilia os pequeninos na área educacional, tratamentos dentários, entre outros. Porém, quando assistido de perto, é possível notar que o trabalho oferecido vai além da ajuda que atende às necessidades físicas e intelectuais das crianças. O amor e carinho oferecidos pela equipe que integra o Cren, também importantes na recuperação, acompanham os atendidos pelo resto de suas vidas.

PERDAS
Limeira se despediu nas últimas semanas de figuras que muito orgulhavam a terrinha, a exemplo de Pinheiro Alves e Tininha de Salvo. Lamentações à parte, ficam os exemplos deixados pelas trajetórias de cada um, inclusive antigas autoridades. Mas são pessoas de uma época, índole e ações que esta geração não conheceu, enquanto hoje vivemos entre muitos "ilustres", embora por causas que não necessariamente despertam orgulho. Fica a pergunta: por qual motivo parte das "personalidades" desta época serão lembradas?

INVERSÃO DE PAPÉIS
A cena flagrada pela reportagem na sala da delegada Nilce Segalla, na DIG, mostra que há uma inversão de papéis. A delegada fazia diversas ligações para tentar localizar vítimas de crimes, cujos objetos foram localizados em poder de suspeitos. Nilce disse à Gazeta que acredita que isso não seria papel dela, mas sim das vítimas, que deveriam estar procurando a delegacia para saber dos objetos. Ela disse que cobrar a polícia é muito fácil, mas colaborar com o trabalho dos policiais deveria fazer parte das obrigações cívicas da população.

DESATENÇÃO
Esta semana, em duas ocasiões distintas presenciadas pela equipe da Gazeta, um motociclista e um ciclista escaparam de ser atropelados por pouco. Na primeira situação, um senhor que dirigia uma moto mudou de faixa, sem dar sinal, fazendo com que um veículo rodopiasse na tentativa de desviá-lo. Já em outro caso, um ciclista desatento cruzou uma rotatória sem ao menos olhar para os lados. Ambos eram idosos. Dirigir hoje em dia exige não somente da atenção do motorista, mas também requer certas manobras. É como as pessoas dizem: "temos que ter atenção dupla, por nós e pelos outros motoristas".

ARTE CIRCENSE
No próximo dia 6, as famílias limeirenses terão endereço certo para diversão - Centro Municipal de Eventos. Começa nessa data o 4º Festival de Circo. A programação está repleta de atividades para todas as idades. Vale a pena levar as crianças para conhecer um pouco da arte circense. É um belo espetáculo que Limeira sedia em mais um ano, com o objetivo de incentivar os movimentos culturais.

INFORMAIS

O setor de joias folheadas tem sofrido com a falta de mão de obra qualificada, assim como a construção civil. Em reunião da Comissão Municipal de Emprego nesta semana, a representante do Estado recebeu a reivindicação de cursos de qualificação para a área. A informalidade também preocupa o setor. Em 2010, os números de empresas e trabalhadores formais eram iguais aos de informais. Em 2008 a situação era pior, pois Limeira tinha 17.337 informais para 12.614 empresas formais, segundo dados do Observatório do Emprego.

QUEREMOS SEGURANÇA!
A última reunião da promotoria comunitária de Limeira evidenciou a preocupação dos limeirenses quanto à falta de segurança a que estamos expostos. Fica claro que causa tristeza e nem mais espanto o fato de tantos pré-adolescentes e adolescentes estarem envolvidos no crime, por meio de pequenos assaltos e delitos. 


Public

0 comentários:

Postar um comentário