sábado, 2 de abril de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Cren completa 30 anos com 100% de recuperação

Daíza Lacerda

Não foi só o aniversário que o Centro de Reabilitação Nutricional João Ometto (Cren) comemorou ontem. Do início dos trabalhos até os 30 anos completos, a entidade comemora o índice de 100% de recuperação das crianças que passam pelo local. Mais de mil já foram tratadas.
Fundada pelo padre Sebastião Sérgio Cabral de Vasconcellos com projeto de implantação de Marilene Pinto Ramalho, o Cren substituiu uma igreja que funcionava no local, na esquina da Rua Otaviano José Rodrigues e Alagoas, na Vila São Cristóvam. O templo, que já estava pequeno para o número de fiéis, deu lugar à atual Paróquia São Cristóvão, enquanto o antigo espaço foi dedicado ao cuidado com crianças.
"Era uma década em que Limeira recebia muitos imigrantes, atraídos pelas casas populares. Buscavam moradia e emprego, quando a indústria era pujante. Daí apareceram os problemas, com famílias desestruturadas e crianças subnutridas", explica Assis de Toledo Rodovalho, 67, presidente do Cren, que atua há 23 no local.
O espaço deveria ser uma creche comum, mas com o problema da desnutrição, decidiu-se por fazer o centro de recuperação nutricional. "Só havia um similar no Brasil à época, no Nordeste. Fomos pioneiros em São Paulo", revela.
Hoje 50 crianças de até cinco anos frequentam o local, que conta ainda com escola. Hoje, o trabalho é preventivo, voltado a crianças abaixo do peso, que correm risco de desnutrição.

EVOLUÇÃO
De acordo com a coordenadora Suely Aparecida Santino Cotrim, em 2009 foram apenas três casos de desnutrição e, desde então, nenhum. Cenário bem diferente do início. "As crianças chegavam aqui num estado crítico. Muitas tinham que ser encaminhadas urgentemente à Unicamp. Chegavam de manhã e não sabíamos se sairiam com vida à tarde", diz ela, sobre a gravidade das situações, muitas delas registradas em fotos chocantes.
No entanto, o que prevalece são retratos felizes, com o resultado das recuperações e cuidados de profissionais. Quando é necessário, ainda há encaminhamentos a entidades parceiras, como Aril e Apae. No local, tanto funcionários quanto mães participam de palestras e recebem orientações para aperfeiçoar o cuidado com as crianças, de forma a contrariar o cenário do passado: descuido da família, de baixa escolaridade, além de outros fatores sociais.

COLABORAÇÕES
Rodovalho enfatiza que o Cren sempre tem vagas para crianças em risco de desnutrição, advindas de famílias sem condições, de qualquer pastoral ou templo religioso, além de encaminhamento de associações de bairro.
Elas passam por uma triagem médica e recebem semanalmente suplementos alimentares para o fim de semana que passam em casa. Todo o trablaho é feito com doações, com 80% da receita vinda da comunidade. "Agradecemos a todos os sócios e contribuintes, além de voluntários, pois graças à colaboração deles o trabalho sobrevive", diz Rodovalho.
Há 16 anos o Rotary Limeira Sul é parceiro numa ajuda constante à instituição, que leva alegria aos atendidos em toda Páscoa, Dia das Crianças e Natal.
"Para nós é uma satisfação prestar esse serviço e ver o projeto realizado e caminhando", declara o presidente. Hoje haverá uma missa na igreja São Cristóvão para celebrar os 30 anos do Cren, às 19h. Colaborações são bem-vindas e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail crenlimeira@vivax.com.br, telefone 3441-5236 ou no próprio local.

Publicado na Gazeta de Limeira, também na capa.

0 comentários:

Postar um comentário