segunda-feira, 18 de abril de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Ciclistas partem para Aparecida na primeira romaria sobre rodas

Daíza Lacerda

No Domingo de Ramos, novos romeiros saíram de Limeira rumo a Aparecida. Mas, desta vez, o trajeto é feito de bicicleta. Alguns dos participantes já fizeram cicloviagens, mas é a primeira vez que o grupo Limeira Bike Clube organiza a romaria na cidade.

A saída, na manhã de ontem, foi da sede da Casa dos Romeiros de Nossa Senhora Aparecida, após bênçãos do padre Ismael Vanderlei Avi, da Paróquia Santa Luzia, que comoveu os nove ciclistas e familiares, antes do rumo ao desafio.
“Fiz várias viagens de bicicleta até Aparecida, mas sempre pelo asfalto. Por terra, será a primeira vez”, disse o desenhista Luiz Augusto Groppo, 55, lembrando a ênfase nos treinos, que têm de ser frequentes. “Afinal, a idade vai chegando”, acrescenta, aos risos.
Já o analista de sistemas Evandro Luís de Souza faz o primeiro trajeto longo, aos 38 anos. “Fiz uma cicloviagem, mas não tão longa. Soube das romarias por um amigo e mostrei meu interesse se o trajeto fosse não a pé, mas de bicicleta”, diz ele, cujo treino foi de 40 quilômetros de pedalada diária, durante um mês. E a família, como fica? “Meu filho chorou quando saí, mas acho que está tranquilo”, declara.

TRAJETO E BAGAGEM

Idealizador da viagem, Luís Orlando Bruno, 48, explica que o plano é pedalar cerca de 60 quilômetros por dia, pelo pé da Serra da Mantiqueira, com passagem por Minas Gerais. Auxiliados por dois aparelhos GPS, o itinerário previa a chegada até Amparo (SP) ontem e até Pedra Bela (SP), hoje. Camanducaia é a cidade de destino amanhã, já em Minas Gerais, além de Sapucaí-Mirim, na quarta-feira. Na volta a São Paulo, a previsão é de chegar em Campos do Jordão na quinta-feira e, na sexta-feira santa, concluir a pedalada até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Todo esse trajeto será feito com o mínimo de bagagem possível em alforges e bolsas auxiliares que incluem, além de poucas mudas de roupas, kit de primeiros socorros para as bicicletas, como câmaras de ar, pneus e ferramentas. E, para os ciclistas, remédios e alimentos, principalmente barra de cereais e energéticos em gel, para reposição de carboidrato, além de muita água.
Enquanto os pilotos vão equipados com capacetes e luvas, as bicicletas têm ciclocomputadores e luzes traseira e dianteira, embora não haja planos de pedalar à noite. Capa de chuva foi outro item indispensável, ainda que os romeiros tenham feito a saída numa manhã ensolarada.

BUSCA ESPIRITUAL

São estimados pouco mais de dez quilos de bagagem, tanto quanto algumas das próprias bicicletas, já que não é qualquer “magrela” que aguenta uma viagem dessas. E nem qualquer ciclista.
Entre os romeiros, há duas mulheres, que reconhecem os itens a mais nas malas. “Foi difícil separar a bagagem, mas um batonzinho, creme e protetor não podem faltar!”, diz a analista OSM Kátia Tofoli, 28, que veio de Campinas para participar da romaria.
Ela e a professora universitária Annie Gisele Fernandes, 39, lembram que mais do que superação física, buscam a espiritual. “A minha expectativa é a da renovação da fé”, diz Kátia. “Sabemos que será cansativo, mas buscamos, acima de tudo, fortalecimento espiritual”, completa Annie, que previa desde o ano passado uma viagem mais longa além dos 80 quilômetros que fez durante um dia, de São Paulo a Santos. Ontem, ela estava acompanhada dos pais. “Aparentemente eles estão tranquilos, mas no fundo acho que não estão tanto assim!”, desconfiou.
Já para Kátia, a pedalada é comum em família, o que não livra os pais da inquietação. “Fico preocupado porque já fiz viagens assim quando moço e sei que não é fácil. É preciso muita fé e força de vontade”, diz o aposentado Ildo Tofoli, 72, pai dela.
Esposas, pais, filhos e amigos despediram-se emocionados dos ciclistas. “Por mais que essas viagens sejam frequentes, nunca é a mesma coisa”, comentou um dos familiares. Outros ciclistas acompanharam os romeiros por alguns quilômetros, alguns deles prometendo a participação para o próximo ano.

Publicado na Gazeta de Limeira, também na capa.



0 comentários:

Postar um comentário