sexta-feira, 28 de outubro de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Limpeza em área do Cecap enche 15 caminhões de lixo

Daíza Lacerda


Área verde tem "morador"; dia inteiro de limpeza rendeu 15 toneladas de lixo

O descarte irregular de lixo em áreas verdes públicas se tornou prática frequente em diversos bairros de Limeira. Enquanto muitos moradores não se dão conta de o quanto a irregularidade é prejudicial à própria população e ao ambiente, numa ação feita ontem na Rua Antônio Bagnoli Filho, no Cecap, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente chegou a um número que ilustra a dimensão do problema. "Retiramos, de manhã até o fim da tarde, 15 caminhões com todo tipo de lixo", disse o secretário Domingos Furgione Filho.
Cada caminhão comporta 12 m³, o que dá um total de pelo menos 15 toneladas de lixo, papel e entulho. De acordo com Furgione, a área é uma das suscetíveis a desenvolver criadouros da dengue, por acumular água, situação ainda mais prejudicial com a quantidade de lixo, que atrai bichos. "Outras áreas do bairro e imediações, como Parque das Nações e Santina, também receberão limpeza", lembra.
O aposentado Adagmar Fernandes Pereira, 90, mora no local há 30 anos e nunca viu tanto lixo sendo tirado da área verde. "A verdade é que o povo não coopera", declara.
Outro problema no local é a movimentação de pessoas mata adentro, o que pode ser observado mesmo durante o dia, em "refúgio" que seria para consumo ou tráfico de drogas.
Nos locais em que a máquina não passava, por entre as árvores, oito pessoas se dividiram para pegar o lixo com as mãos e deixá-los em sacos, que também juntaram-se ao volume dos caminhões.
Além da quantidade de lixo, uma casa foi levada pelas máquinas da Prefeitura. No entanto, após o término dos trabalho, o "morador" juntou novamente os seus pertences no local.
Furgione explica que, dentro do planejamento, se o local está vazio a limpeza é feita normalmente. No entanto, quando há pessoas na área, como nesse caso, o Ceprosom, junto da Guarda Municipal ou Defesa Civil, é chamado para intervir. "Houve conversa para a pessoa se desfazer dos reciclados que tinha, com aviso de que a limpeza seria feita, além de ser oferecida assistência", disse o secretário.




Máquina trabalha na remoção de entulho em área do Cecap
Máquina trabalha na remoção de entulho em área do Cecap





0 comentários:

Postar um comentário