terça-feira, 18 de outubro de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Chuvas contínuas dão trégua até amanhã

Daíza Lacerda


As chuvas em Limeira e região durante a última semana chegaram quase a quantidades registradas no verão. De acordo com a medição feita na Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp), entre sexta-feira e sábado choveu 77,5 mililitros, a segunda maior precipitação do ano. A primeira, de 85 mm, foi registrada em 5 de janeiro, em tempestade que deixou vários estragos e uma morte em Limeira.
Hiroshi Paulo Yoshizane, da FT, lembra que, apesar de médias semelhantes, as condições das duas marcas são diferentes. "No verão tivemos chuva de alta intensidade em curto espaço de tempo, enquanto na última semana foram chuvas longas e de média intensidade", explica.
Não há previsão de chuvas contínuas nos próximos dias, mas podem ocorrer precipitações localizadas a partir de amanhã. "Esse volume de chuva era esperado e necessário, para melhora da qualidade do solo e do ar, mas a tendência agora é de trégua, com ventos do sul". A temperatura deve ficar entre 14ºC e 26ºC hoje e amanhã.
Em relação à incidência de ventos, Yoshizane lembra que não é possível prever com grande antecipação ocorrências atípicas. "O monitoramento é contínuo, mas variações bruscas podem ser detectadas até 15 minutos antes", diz. Para a ocorrência de ventos de maior intensidade, o aquecimento entre 35ºC e 36ºC deve ser combinado à formação de nuvens e linha de instabilidade.




0 comentários:

Postar um comentário