quinta-feira, 27 de outubro de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Educadores enfatizam importância do Prêmio Gazeta de Literatura

Daíza Lacerda


Cobertura da premiação e redações serão publicados na edição de domingo

Foram premiados na noite de anteontem os alunos autores das redações que se destacaram no 21º Prêmio Gazeta de Limeira de Literatura, que trouxe neste ano para reflexão o tema "Revendo os valores morais na vida em sociedade". Educadores e familiares participaram da solenidade, que reconheceu os 45 alunos que tiveram os textos selecionados pela comissão julgadora da Gazeta.
"Os temas sempre são pertinentes para discussões, especialmente este em que vivemos um grande desgaste de valores e princiípios, principalmente no cenário nacional, em que todo o país sofre as consequências. Além do incentivo à leitura e à escrita, o prêmio ajuda com que os alunos fiquem atentos para problemas da sociedade", destacou Maria José Pianca, diretora da EE Gustavo Peccinini. Neste ano a escola teve dois alunos classificados, no 8º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.
Para a professora Elenir Mendes, que orientou um dos alunos, o prêmio foi uma oportunidade única para discussão em sala, que rende até mesmo depois da premiação. "É por meio desses assuntos que eles começam a tomar ciência e puderam rever os conceitos pelos quais a sociedade passa. Todos que fizeram a redação tiveram um bom aproveitamento e a Gazeta está de parabéns pela escolha, pois são questões ainda discutidas entre eles nas aulas".
Já para Abigail Rovai Cardoso, diretora das Organizações Einstein de Ensino, o prêmio já é tradição na escola, que nesta edição garantiu dois troféus no 9º ano e mais um no 6º ano. "Para nós é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola. Certa vez um pai chegou para matricular um filho devido às colocações da escola no Prêmio Gazeta", conta. Abigail acrescenta ainda que o tema contribuiu com o programa já desenvolvido na escola, na abordagem de valores.

É TETRA!
Há sete anos que a jovem Maria Rita Bonin Magrim, de 15 anos, tem a sua redação selecionada pelas escolas para participar do prêmio. Com a primeira tentativa na 3ª série do ensino fundamental, neste ano ela garantiu a 4ª premiação, enquanto cursa o 1º ano do ensino médio no Colégio Cidade de Iracemápolis. "Estou muito feliz, afinal, é uma média boa, quatro anos em sete. Mas tive muita ajuda da família e também dos professores", conta ela.
A mãe, Suzi, que também é professora, acompanha a alegria da filha, assim como a aflição na hora de esperar o resultado. "Sempre há muita conversa e discussão sobre o tema, além de pesquisas. Afinal, é preciso entender para poder elaborar", ilustra.
Como mãe e educadora, ela pontua os temas escolhidos anualmente como reflexivos tanto para resgatar a história da humanidade quanto para vivenciar a atualidaade. "São temas muito significativos, com coisas que nos afetam, que a criança vive. Isso proporciona maior facilidade de entender e colocar no papel", avalia.
Fotos da premiação já estão no Facebook da Gazeta. Além das imagens dos alunos homenageados, as redações vencedoras serão publicadas na edição do próximo domingo da Gazeta de Limeira.



0 comentários:

Postar um comentário