sábado, 15 de outubro de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Neurologista orienta para "acerto" do relógio biológico no horário de verão

Daíza Lacerda


Horário das atividades deve ser mantido para adaptação mais rápida

Sensação de dia muito longo e de noites de sono mais curtas são alguns dos "efeitos colaterais" da chegada do horário de verão, a partir da 0h de amanhã. Para driblar as mudanças nos primeiros dias até a adaptação total, a neurologista da Medical, Mayra Costa, aconselha que os horários habituais das atividades do dia a dia sejam mantidos. "A hora certa de dormir e também das refeições devem permanecer os mesmos no novo horário para não desregular o relógio biológico. Desta forma o organismo é forçado a se adaptar", explica.
Ela avalia que, enquantos alguns têm preferência pela mudança de horário, outros não se acostumam durante toda a duração. Já para as crianças, a adaptação é menos complicada, já que quem faz seus horários são os pais. "A criança também vai sentir mais na hora do sono, principalmente ao acordar para ir para a escola, até que o cérebro se adapte ao novo horário, o que leva em média uma semana".
O tempo a mais com a luz do dia requer outros cuidados típicos da chegada do calor já na primavera, que antecede as temperaturas ainda mais altas do verão. "Por isso o ideal é uma alimentação mais leve e fracionada, para evitar a sensação de fadiga", lembra Mayra.
CHUVA E CALOR
A mudança de horário deve chegar debaixo de chuva na região, que já teve diversas pancadas durante a semana. A primavera começou com temperaturas altas e neste mês já foi registrado o recorde de calor em Limeira, 40ºC, no dia 1º de outubro.
O misto de calor e pancadas de chuva deve continuar durante o final de semana, de acordo com Hiroshi Paulo Yoshizane, da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp). "Continua o aumento de nebulosidade, principalmente à tarde, com chuvas passageiras", explica.
As máximas ainda podem ficar entre 38ºC e 40ºC, com mínimas entre 17ºC e 18ºC. Além do tempo abafado, predomina a tendência das fortes pancadas.



0 comentários:

Postar um comentário