segunda-feira, 17 de outubro de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Google disponibiliza fotos em 360º de ruas limeirenses

Daíza Lacerda


Imagens de ruas e rodovias podem ser consultadas junto com mapas

Se ter um endereço e um mapa na mão já não são mais suficientes para encontrar um local, agora Limeira, Cordeirópolis e  Iracemápolis são algumas das cidades da região que possuem toda a extensão com fotos disponíveis no serviço de mapas do Google. A ferramenta Street View, até então disponível para algumas capitais e cidades turísticas do Brasil, oferece fotos de todas as vias em alta resolução e em 360º, incluindo as rodovias.
Os carros do Google Street View foram vistos em Limeira neste ano, fotografados pela Gazeta. Adaptadas, as "viaturas" contam com diversos tipos de câmeras, além de aparatos de geolocalização para registro fotográfico completo da área em que o veículo passa.
Quando lançado, além das novidades o serviço trouxe controvérsias, já que nas fotos são captadas cenas inusitadas e também desagradáveis, como o caso de cadáveres fotografados em ruas do Rio de Janeiro e colocadas na rede. Com a popularização da ferramenta, tornaram-se comuns acenos às câmeras do Google. A empresa edita rostos de pessoas e placas de automóveis, de forma que sejam preservados, mas usuários constantemente encontram deslizes, com exposições de informações ou pessoas.
AUXÍLIO
A possibilidade de acesso fácil a fotos das ruas e residências pode ser um tanto perigoso para alguns. Mas, no caso de transportadoras, é um item que auxilia o serviço, como explica o operador de logística da BHM, Rodrigo de Oliveira, 26. Há três anos no ramos de transportes, ele usa ostensivamente o serviço de mapas e, agora, o Street View. "Nos ajuda bastante para indicar referências quando o entregador não está encontrando o endereço da entrega e também para verificar a situação do local para passagem de caminhões de grande porte", conta.
Oliveira já é habituado ao uso da ferramenta em cidades como São Paulo, onde é grande o volume de entregas e acredita que a disponibilidade na região deve facilitar ainda mais o trabalho. Na parte operacional que coordena cerca de 90 caminhões truck, o serviço é usado diariamente. "Geralmente o entregador fica com o GPS, mas, quando tem dificuldade, contata a central e conferimos no mapa os pontos dos quais está perto para direcioná-lo, se for o caso", explica.
Pode acontecer também a recusa da entrega em determinados locais considerados perigosos, quando o Street View é usado como "tira-teima" para constatar se a área é, de fato, de difícil acesso.
Para acessar a ferramenta, ao fazer buscas pelos mapas no site(maps.google.com.br) o usuário deve arrastar o ícone de um boneco amarelo que fica no canto superior esquerdo (junto ao ajuste de zoom) para a área em que deseja consultar as imagens. Há cidades, como Engenheiro Coelho, em que o serviço ainda não está disponível, mas são mostradas fotos estáticas de pontos de referência.




0 comentários:

Postar um comentário