sexta-feira, 14 de outubro de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Coloração escura no Ribeirão Tatu chama atenção

Daíza Lacerda


Local ainda recebe esgoto, o que será erradicado com término de obras feitas pela Foz do Brasil

O trajeto diário do aposentado João Fonseca, 53, inclui a passagem do viaduto de acesso à Avenida Laranjeiras, de onde tem visão do Ribeirão Tatu. Ontem ele notou que a água estava diferente. "Estava muito escura e com odor forte", relatou, temendo que empresas estivessem descarregando substâncias no local. A coloração pôde ser observada ao longo do Ribeirão na Marginal Leste/Oeste, próximo da Passarela da Sustentabilidade e Ponte Preta.
Em relação à constatação, a Foz do Brasil, concessionária de água e esgoto em Limeira, explicou que o município ainda tem dois pontos de lançamento de esgoto no Ribeirão Tatu. A concessionária finaliza as obras de implantação de rede de esgoto nesses locais para que até o final deste ano a cidade tenha a totalidade do esgoto tratada.
Após o contato da Gazeta, representantes da empresa visitaram três pontos do Ribeirão Tatu para verificar a coloração da água, próximo à Passarela da Sustentabilidade, entre as empresas CP Kelco e Citrosuco e no anel viário, próximo à Rodovia Limeira-Cordeirópolis. "Nos três locais foi constatada a mesma coloração escura na água, o que indica que o ribeirão já está com essa característica desde a entrada da cidade", informou a empresa, lembrando que a ocorrência foi levada à Cetesb, órgão ambiental responsável pelo monitoramento dos corpos de água do município.
ESGOTO
Entre os pontos que ainda têm esgoto lançado está o Córrego Lavapés, que hoje está canalizado, passa embaixo do Mercado Modelo e deságua no Ribeirão Tatu. O volume corresponde a uma população de aproximadamente 25 mil pessoas da região do Mercado Modelo, equivalente a cerca de 25 litros por segundo, enquanto outros 20 litros por segundo já são encaminhados à nova rede implantada. Até o final desse ano, com a conclusão das obras de implantação de interceptores de esgoto na região do Mercado Modelo, cujas obras acontecem, no momento, na Rua Barão de Cascalho, esse efluente será encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu, por meio de emissários existentes na margem esquerda do Ribeirão.
O outro ponto do Ribeirão Tatu que ainda recebe esgoto é do Córrego Barroca Funda, na região da Avenida Campinas, com volume aproximado de 110 litros por segundo, proveniente de 75 mil pessoas. Esse esgoto também será encaminhado à ETE Tatu, após a conclusão da obra que está na fase final.




0 comentários:

Postar um comentário