domingo, 27 de fevereiro de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Na reta final, blocos e escolas de Limeira fazem ajustes para a volta do Carnaval de Rua

Daíza Lacerda

A menos de uma semana do carnaval, os foliões correm contra o tempo para os últimos detalhes que garantirão o brilho do retorno do carnaval em Limeira.

Está em fase de término a construção e pintura dos carros alegóricos da escola se samba Lobo de Prata, que depois de desfilar em cidades da região, quando Limeira não teve carnaval, se prepara para mostrar à cidade o enredo que contempla jovens e crianças, mistura de raças e a natureza. "Para nós é muito gratificante poder desfilar aqui novamente, e pela primeira vez incentivados pela Prefeitura", declara o presidente da escola, Salvador Divino Pereira, 41.
A escola existe desde 2003 e, embora tenha várias fantasias, alegorias e instrumentos, o trabalho não é pouco para deixar tudo em ordem até o desfile, que terá 160 pessoas, incluindo a ala mirim.
Só para o figurino da ala da bateria, que terá 50 pessoas, a costureira Aparecida das Dores Souza Nascimento trabalha com cerca de 150 metros de cetim. Já os instrumentos recebem os cuidados de João Batista Moura Francisco, 49. "Precisam de manutenção, como trocar material, apertar, ajustar. Tudo para fazer bonito", diz o diretor de bateria.
Conforme Salvador, esta semana será de trabalho dia e noite, com pelo menos 10 pessoas cuidando dos detalhes para o desfile.

AMIGOS DO DITO
O samba de raiz, das rodas de samba, também terá vez neste carnaval, com a presença do bloco Amigos do Dito, com 110 pessoas. Como este carnaval coincidirá com o Dia Internacional da Mulher, o grupo prepara homenagem a cinco sambistas: Ivone Lara, Beth Carvalho, Clara Nunes, Clementina de Jesus e Jovelina Pérola Negra. "Usaremos ainda samba-enredo e marchinhas", lembra o presidente do grupo, Fábio de Souza, 29.
Ele explica ainda que, embora o foco do grupo, existente desde novembro de 2008, não seja o de ser um bloco de carnaval, a participação é importante para ajudar a difundir a festa em Limeira. "O Amigos do Dito é uma associação de resgate cultural e a nossa participação é com a intenção de fomentar no que a cidade está carente", diz a diretora de eventos Camila Jacintho, 30.
Ela lembra que o figurino será relativo ao samba, com chapéu e camisas listradas, e as meninas usarão saias e flores, bem ao clima de roda de samba.

ARTUR GIAMBELLI
A Corporação Musical Artur Giambelli terá passagem no desfile, para tocar as marchinhas, "aquelas eternas", como explica Oswaldo Medeiros, coordenador da banda. "Vamos tocar, com o uniforme do grupo, músicas como 'Mamãe eu quero' e 'Jardineira'. São as que permanecem, já que não se faz mais marchinhas", diz. A banda desfilará com pelo menos 20 músicos, número que ainda será definido.
Na última sexta-feira teve início a montagem das arquibancadas e toda a estrutura para o retorno do carnaval de rua de Limeira. O evento ocorrerá no sábado e segunda-feira, dias 5 e 7 de fevereiro, a partir das 20h, na Marginal Oeste. A entrada é gratuita.


Ingressos para o Carnaval Popular
começam a ser vendidos amanhã

Pela primeira vez, os ingressos para o Carnaval Popular de Salão poderão ser adquiridos antecipadamente. A venda começa amanhã, no Centro de Ciência e na Secretaria de Turismo e Eventos. Os valores são R$ 7 para homens e R$ 5 para mulheres. Os convites são limitados.
O Carnaval Popular de Salão ocorrerá no Coliseum Dancing, localizado na Avenida Fabrício Vampré, 356, Jardim Piratininga, nos quatro dias de carnaval, com animação do grupo “Tô a Toa”.
Serão três bailes noturnos nos dias 5, 6 e 7 de março, das 23h às 4h. Já na terça, dia 8, haverá uma matinê especial, das 15h às 20h, para toda a família. Excepcionalmente neste dia, crianças de até sete anos não pagam ingresso.
Nos bailes noturnos só será permitido entrada de maiores de 18 anos. Na matinê, crianças até 13 anos de idade poderão participar somente acompanhadas do responsável. Nos dois casos, é obrigatório apresentação de documento com foto para identificação.
Para o secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo, a venda antecipada dos ingressos evita transtornos que podem vir a ocorrer nas filas. No entanto, se nos dias do evento houver convites disponíveis, eles serão vendidos normalmente.



0 comentários:

Postar um comentário