quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 | By: Daíza de Carvalho

Princesa Izabel reina no carnaval de Cordeirópolis


Única escola a desfilar neste ano, preparativos são feitos como se houvesse competição

Daíza Lacerda

Com o legado de única campeã que conquistou nota 10 em todos os quesitos no carnaval de 2012, a escola de samba Princesa Izabel dividirá a avenida apenas com blocos neste ano, em Cordeirópolis. O fato de não haver concorrência com outras escolas, porém, não faz da organização menos caprichada. "Para nós é como se estivéssemos concorrendo, e estamos tão empenhados em fazer um desfile bonito neste ano como nos demais", garantiu o presidente da agremiação, José Antônio Lopes Azevedo, o Zequinha.
Para "voar na imaginação", tema adotado em 2013, são construídos três carros alegóricos. Além do abre-alas, uma réplica do 14-Bis de Santos Dumont irá transitar na avenida, seguido de um dragão e cavalo alado, em alusão à história de Ícaro.
Responsável pelas alegorias, Leilton Machado começou a tirar os projetos do papel há duas semanas. Do metal ao isopor, passando pelos tecidos e adornos, o 14-Bis não deu trabalho só para Dumont, mas também para ele, na réplica, devido as soldas nas alturas. Já o rosto do dragão foi esculpido com menos dificuldade. Tudo a partir das medidas da "passarela do samba", como largura da rua e altura das árvores. Até valetas precisam ser consideradas para não ter imprevisto.
A dedicação no trabalho esperado durante todo o ano poderá ser conferida no sábado, domingo e segunda-feira, dias 9, 10 e 11.
PROGRAMAÇÃO
Devido às obras na Praça Central, neste ano a folia em Cordeirópolis muda de endereço: na Rua Carlos Gomes com início no cruzamento com a Rua Adhemar de Barros, próximo da Câmara Municipal. O desfile se estenderá até o cruzamento com a Rua Guilherme Krauter.
A festa começa na sexta-feira, com o carnaval da melhor idade a partir das 13h e abertura do Carnafolia às 20h30. No sábado, os desfiles começam às 20h30 com o Bloco Escolacho, Leão Dourado, Unidos da Zona Sul, Escola de Samba Princesa Izabel e Gaiola das Loucas.
No domingo, a partir das 14h30, matinês no Ginásio Orestes Quércia (Centro) e Salão de Eventos de Cascalho. Após as 20h30, desfile dos blocos Escolacho, Leão Dourado, Unidos da Zona Sul, Escola de Samba Princesa Izabel e Gaiola das Loucas. Na segunda-feira, a escola Princesa Izabel volta a desfilar às 20h30. A terça-feira de carnaval, dia 12, será com matinê no Ginásio Orestes Quércia.
Todos os dias haverá baile de carnaval com banda e nos desfiles a estrutura terá palanque, arquibancadas cobertas, tendas e praça de alimentação, cabines sanitárias, iluminação e monitoramento do local. Haverá seguranças de apoio com policiais militares e civis.


Blocos devem animar 
foliões com irreverência

Se depender dos blocos carnavalescos, animação não vai faltar em Cordeirópolis. A Gaiola das Loucas, um dos mais irreverentes, planeja caprichar nas fantasias dos 40 participantes. "Devemos caprichar no vestuário feminino. Afinal, mulher feia ninguém quer ver, então iremos o mais engraçado possível", destaca Paulo César Colella, um dos organizadores.
Já o Bloco Escolacho tem como tema "black is beautiful", cujo ícone é o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. "Alguns sairão com as máscaras, mas seu rosto estará em todas as camisetas", conta Márcia Maria Barbosa, diretora do bloco, que pretende juntar 400 pessoas.
O bloco Leão Dourado deve se unir a outros blocos e colocar 200 foliões na avenida. Agora com sede no Ginásio do Jardim Eldorado, talvez no próximo ano o grupo desfile como escola de samba, como explica Sidney Marques Costa, o Bidu.
Já o grupo Unidos da Zona Sul, que desfilou como escola em outros anos, fez o grito de carnaval no último final de semana e mantém o aquecimento para o desfile. Alceu Guimarães explica que a expectativa é de reunir 150 foliões, incluindo figuras tradicionais do carnaval municipal, como Zé Pera e Jean do Cavaco. (Daíza Lacerda)

 Publicado na Gazeta de Limeira, também na capa



0 comentários:

Postar um comentário