quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013 | By: Daíza de Carvalho

Debate lista necessidades em Limeira para bem-estar animal


Controle da natalidade e providências para zoo e CCZ foram discutidos

Daíza Lacerda

A primeira reunião sobre políticas públicas para animais evidenciou a diversidade de questões a serem tratadas em Limeira. Do fim do zoológico municipal à criação de um conselho do bem-estar animal, diversas necessidades foram levantadas pela população no encontro realizado na Câmara na sexta-feira.
Milena Pacheco, da Associação Limeirense de Proteção aos Animais (Alpa), explicou que entre as providências imediatas estiveram em pauta a castração, adoção e identificação de cães e gatos fêmeas, seguidos da destinação dos animais do Zoo para santuários, deixando assim de existir zoológico no município.
Outra providência sugerida foi em relação ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). "A ideia é de separação dos animais que hoje lá vivem, ficando apenas animais doentes sob a tutela do órgão, que responde à Secretaria da Saúde. Dessa forma, seria criado um canil municipal público dentro da Secretaria do Meio Ambiente, para abrigar os animais saudáveis que estejam sob a tutela da Prefeitura", detalhou Milena.
Outras necessidades a médio e longo prazos foram discutidas, como a criação de um Conselho Municipal de Bem-Estar Animal, implementação de um Hospital Municipal Público e de uma Delegacia de Proteção Animal.
O controle de natalidade dos pombos também foi alvo de preocupação, tanto para evitar que se espalhem no perímetro urbano quanto para protegê-los de envenenamento e alvo de armas de chumbinho ou outras.
A situação dos animais usados em rodeios não ficou de fora. Foi discutida a possibilidade de proibição dos rodeios ou a utilização de animais para qualquer forma de entretenimento humano. "Pode-se continuar com a festa e toda a sua estrutura, proibindo apenas a utilização de animais no evento", complementou.
Além de vereadores e representantes do Executivo, os grupos receberam o apoio do deputado Feliciano Filho (PEN), da União Protetora dos Animais (UPA), ong de Campinas, e do vereador de Indaiatuba, Carlos Alberto Rezende Lopes (PT), que se comprometeu a ajudar na formação do Conselho do Bem-Estar Animal.
A expectativa é positiva para os próximos encontros e possíveis providências. "Sentimos um avanço da questão de políticas públicas para animais em nossa cidade e estamos confiantes e esperançosos que possamos finalmente dialogar com o Poder Político de Limeira e promover o bem-estar daqueles por quem lutamos", avaliou Milena.


Espera para castração 
de animal chega a um ano

Quem não pode ou não quer arcar com os custos da castração de um animal, entra na fila do serviço oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A situação foi discutida na reunião, já que a espera para o serviço chegaria a um ano.
Com uma fila de 700 animais cadastrados para serem castrados no CCZ, o diretor do órgão, Paulo Baraldi, não vê como conveniente medidas para ampliar o atendimento à demanda, mas uma das possíveis soluções seria a terceirização do serviço pelo município. "Para isso, é preciso a criação do departamento de bem-estar animal, em secretaria a ser definida", explicou, já que o CCZ trata de animais doentes ou que oferecem risco aos humanos. Na terceirização, o serviço poderia ser dividido entre as clínicas do município, que fariam o convênio com a Prefeitura.
Tem prioridade para castração no CCZ os animais alojados no órgão e os que serão adotados, que somam 140, além de residências em pontos críticos com grande quantidade de animais.
Os 700 animais em espera acumularam desde que o serviço foi iniciado, há cerca de dois anos. Duas pessoas realizam de seis a sete cirurgias por dia. Além da castração, é oferecida a vacina anti-rábica durante o ano inteiro.
Da estimativa de população de 60 mil animais em Limeira, incluem-se os semi-domiciliados, que não necessariamente têm dono. Outro problema discutido na reunião foi o despejo de animais de outras cidades no município, fato conhecido, porém, não comprovado, conforme os denunciantes.
Já a cultura compõe um desafio importante. "Estamos longe de uma consciência em relação ao bem-estar animal, que vai desde cuidados como vacinação e castração ao abandono. O animal ainda é tratado como produto de descarte, principalmente quando fica velho e começa a dar despesa", disse ele, que avaliou o encontro na Câmara como boa inciativa que deve ter evolução.
O CCZ (Caminho da Servidão, 251, Jardim Campos Elíseos) tem animais para a doação, assim como a Alpa (http://www.facebook.com/ALPA.Limeira). (Daíza Lacerda)

Publicado na Gazeta de Limeira.


0 comentários:

Postar um comentário