sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 | By: Daíza de Carvalho

Políticas para animais serão discutidas hoje na Câmara


Necessidades de conselho, delegacia e hospital devem ser levadas pela Alpa

Daíza Lacerda

Providências no âmbito público para os animais são o foco de reunião hoje, às 18h, na Câmara Municipal, aberta ao público. Com a participação de autoridades como o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Paulo Baraldi, a expectativa é que o evento seja um fórum qualificado e que estimule o debate e a indicação de programas municipais que priorizem o bem-estar animal.
"Esta é uma nova conversa, de outro segmento", diz Baraldi sobre o bem-estar animal, referindo-se à confusão existente em muitos casos com o departamento, que não é responsável, por exemplo, por recolhimento de animais (a não ser que ofereçam risco às pessoas).
Ele avalia que devem ser consideradas propostas do que o setor privado tem a oferecer. Iniciativas como atendimento veterinário acessível e castração gratuita são algumas das necessidades diante da crescente população de animais domésticos.
O encontro de hoje envolverá entidades e grupos independentes ligados à proteção animal. Além de Baraldi, participarão o presidente da Câmara, Ronei Martins, o vereador de Indaiatuba, Carlos Alberto Rezende Lopes (PT) e o deputado estadual Feliciano Filho (PEN), da União Protetora dos Animais (UPA), ong de Campinas.
MICROCHIP
A população de animais em Limeira é estimada em 60 mil animais, mas é pequena a parcela dos que possuem o microchip de identificação, apesar da disponibilidade e gratuidade da colocação em animais domésticos. Conforme o Zoonoses, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012 foram implantados 4.697 microchips, numa média mensal de 76 animais.
A finalidade de localização do animal no caso de sumiço também tem pouca procura. Além da dificuldade de encontrar o animal perdido, pouquíssimas pessoas o levam para busca e identificação no cadastro do Zoonoses.
O serviço é disponível há anos, a cultura ainda é uma barreira para que mais animais sejam cadastrados. "Só tem aumento na procura quando a aplicação é feita nos bairros. Não há contraindicação e pode ser colocado em qualquer tipo de cães e gatos", ressalta Baraldi. Para este ano ainda não foi definido o cronograma do posto itinerante nos bairros.
Para registrar, o interessado deve ser maior de idade, levar RG, CPF e comprovante de endereço. O animal deve ser levado ao CCZ de 2ª a 6ª feira, das 8h às 15h30. O CCZ fica no Caminho da Servidão, 251, Jardim Campos Elíseos.


Conselho e hospital municipal 
são algumas sugestões da Alpa

A Associação Limeirense de Proteção aos Animais (Alpa) estará presente na reunião e levará algumas propostas. A sugestão de mudanças no departamento de Zoonoses e para os cuidados dos animais do zoológico, dos usados em rodeios e para a situação dos pombos são algumas delas, como declarou Milena Pacheco, da instituição. "Devemos deliberar também sobre a criação de um conselho, além de sugerir a criação de um hospital municipal público e uma delegacia de preteção animal, que seriam medidas para longo prazo". (Daíza Lacerda)


Publicado na Gazeta de Limeira.


0 comentários:

Postar um comentário