quarta-feira, 21 de setembro de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Horto, parque e área urbana terão plantio de árvores hoje

Daíza Lacerda


No Dia da Árvore, secretário pede que população pense em plantar, não em retirar

Hoje é celebrado o Dia da Árvore, e diversos locais em Limeira receberão plantio de mudas. O município tem cerca de 60 mil árvores na área urbana, quantidade considerada "de razoável para boa".
Para manter e aumentar o número de mudas, o secretário municipal de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, declara que plantios são realizados todas as sextas-feiras, além dos mutirões do dia a dia. "Muitas são arrancadas e os fiscais saem com a relação de locais para replantar. Procuramos plantar 10% a mais do que foi removido", salienta.
Hoje serão plantadas espécies de essência nativa em locais como o Horto Florestal, Parque da Cidade e área urbana, como a central, que receberá 100 mudas.
O secretário pede que a população reflita, neste dia, pela conservação das árvores, e não a retirada. Pedidos de poda e de remoção são comuns, vindos de vários bairros. "O ideal é não retirar, podar ou cortar a raiz, mas preservar. Há uma cultura de que tudo é 'culpa' da árvore, seja a sujeira ou galhos caídos. Será que é mesmo? Não terá problema se o cidadão desentupir a calha, varrer e consertar a calçada sem retirar a árvore", defende.
Ele lembra que as árvores melhoram a qualidade do ar e de vida, além de embelezar as ruas, como os ipês amarelos, que são símbolo nacional. "Muitos pensam que o símbolo é o pau-brasil, por ter dado nome ao país, mas é o ipê", conta.
Furgione ressalta que há casos de emergência, nos quais a Secretaria deve ser contatada. "É claro que o primordial é preservar a vida humana e também os patrimônios. Em casos de emergência os engenheiros fazem uma vistoria no local para definir a medida apropriada", explica.
O cultivo e plantio é defendido, como um bem não do proprietário de uma residência, mas de todos. "Quanto mais árvores, melhor, porque elas reduzem a temperatura ambiente e aumentam o oxigênio e sombra".
Furgione avalia que há um longo caminho para que o município chegue à quantidade ideal de árvores, sem estimar um número. "Não é necessário estabelecer uma meta, desde que cresça a conscientização ambiental".

PROGRAMAÇÃO
Com o Dia da Árvore a Secretaria inicia a “Semana do Verde”. No Parque Cidade, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h, alunos de escolas municipais, visitantes e comunidade participarão de palestra, trilha ecológica, “Abraço Verde”, plantio de mudas e apresentação da Banda Arthur Giambelli.
Outros plantios de mudas de árvores de essência nativa (adequadas para a arborização urbana) serão realizados nos bairros Boa Vista, Jardim América, Jardim Brasil, Jardim Caieira, Jardim do Lago, Jardim Dr. João Levy, Jardim Esteves, Jardim Mercedes, Jardim Nova Itália, Jardim Nova Suíça, Jardim Piratininga, Jardim Santo André, Jardim São Paulo, Parque Abílio Pedro, Parque Anavec, Parque das Nações, Parque Nossa Senhora das Dores, Jardim Santa Fé, Vila Camargo, Vila Castelar, Vila Cláudia, Vila Independência, Vila Piza, Vila Queiroz, Vila São João, Vila Santa Lina, Vila Rosália e Centro.
A programação hoje começa as 7h45 no parque, com a Roda de Conversa, seguida da Trilha Ecológica as 8h. Às 8h30 acontece o Abraço Verde, quando será escolhida uma árvore antiga, de grande porte, onde será proposto um abraço ao seu entorno com todos os participantes, tendo como objetivo o contato direto com a natureza e o compromisso em preservar o meio ambiente.
Às 8h45 acontece o plantio de mudas de Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) e as 9h os alunos serão divididos em grupos, para participarem de atividades do Circuito Lúdico.

AÇÕES
A Foz do Brasil promoverá hoje a Ação de Recuperação Ambiental na Bacia do Ribeirão Pinhal, como comemoração da data. O evento será as 10h, com acesso pela Rodovia SP-147 (Limeira-Mogi Mirim), próximo ao km 103.
Serão plantadas 750 mudas de espécies nativas em uma Área de Preservação Permanente (APP) de 4.500 m2. O plantio contará com a participação de alunos do 5º ano da escola Sesi.
Hoje o comitê de sustentabilidade do Enxuto, em parceria com a Semea Engenharia Ambiental fará plantio de árvores em áreas verdes, além da distribuição de material de conscientização aos clientes do supermercado. A ação será no Parque Residencial Abílio Pedro.



0 comentários:

Postar um comentário