quinta-feira, 21 de julho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Rabino ministra hoje palestra sobre cabala

Daíza Lacerda


Recém chegado de Israel, o rabino Meir Botton falará hoje sobre a cabala. O encontro será no Departamento de Cultura Afro descendente e da Integração Étnica (Decadie), as 19h30, com entrada gratuita.
Galdino Clemente, diretor do Decadie, explica que o evento faz parte das ações da instituição no intuito de promover a integração entre etnias e culturas, como a judaica, no caso. “Queremos dialogar com vários setores para uma relação de igualdade”, diz ele, reiterando sobre o trabalho em conjunto que vem sendo desenvolvido com representantes da cultura judaica no município e região.
Elisha Morelli é um deles e lembra que o evento de hoje é o primeiro de outros que a comunidade pretende desenvolver. “Possivelmente serão ministradas aulas semanais de cabala e hebraico. Mas o primeiro passo é dar ciência às pessoas, pois muitas têm interesse embora não encontrem muita divulgação”, avalia.
A cabala é um dos principais temas do judaísmo e o intuito é dar assistência a quem necessitar, seja a partir de problemas de saúde quanto sociais. “Limeira tem muitos praticantes da doutrina judaica que estão na invisibilidade. Além da busca da igualdade, queremos resgatar esses descendentes”, diz Morelli.
“É um trabalho de conscientização, pois há riqueza no judaísmo tanto quanto na cultura afro e que desconhecemos. Queremos dialogar com todas as vertentes para que a cidade se desenvolva de forma evolutiva, com compreensão e respeito”, destaca Galdino.
Entre os pontos a serem discutidos está o que é a cabala, como transmiti-la e sua finalidade. O povo de Israel como luz do mundo; a construção de uma nova sociedade e os preceitos dados aos judeus também serão abordados.
Mais informações podem ser obtidas no Decadie pelo telefone 3453-9009. A entidade fica junto à Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Senador Vergueiro, 122, na antiga escola Einstein.

Publicado na Gazeta de Limeira. Original em pdf aqui.



0 comentários:

Postar um comentário