domingo, 3 de julho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Passagem ruim piora com entulho em área do Jardim do Lago

Daíza Lacerda


A dificuldade de acesso em uma das entradas do Parque Ecológico do Jardim do Lago levou desconhecidos a deixarem a situação ainda mais complicada.
O chão, de terra batida e sem piso, sofreu afundamento, o qual tentaram "amenizar" jogando entulho no local. Essa é a versão de moradores diante dos pedaços de tijolos e concreto, que pioraram a situação da passagem de quem entra no local pelo lado do Jardim Aeroporto.
"Formou-se uma vala, e jogaram entulho na tentativa de arrumar", disse um morador. "Não concordo porque é entulho, embora tenham tentado tapar o buraco. Ali já caíram senhoras e crianças, que se machucaram", disse o aposentado João Teixeira de Oliveira, 54. Segundo ele, além de um caminho adequado na passagem que é usada de trajeto para ir de um bairro a outro, o local precisa da troca das cercas e de recolocação dos portões. "É necessário alambrado para proteger as crianças do risco de queda".
Quanto à passagem que recebeu entulho, o local fica ainda mais perigoso quando chove. "Muita gente dá a volta para ir de um bairro a outro, mas isso é complicado para algumas senhoras", lembra Oliveira.
As cercas estão caídas há meses. "Uma parte caiu com o vento ainda no ano passado. Mas, do outro lado, próximo da nascente, foi ação de vândalos", disse o pedreiro Clóvis Gama, 55. A destruição de brinquedos também é outra preocupação, além das luzes queimadas de alguns dos postes do local.
Segundo moradores que preferiram não se identificar, o entulho é descarregado no local com carro, o que evidenciaria a despreocupação da pessoa em ser flagrada.

PROVIDÊNCIAS
O secretário municipal de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, lembra que descartar entulho em qualquer área pública é crime passível de multa. "Iremos até o local ver o que pode ser feito, mas as reivindicações podem ser enviadas via associação", disse o secretário, citando o diálogo existente com representantes dos bairros.
A recontrução dos alambrados e colocação de portões já está licitada e aguarda empenho administrativo. "O processo é lento, mas precisamos seguir os prazos legais. Saindo o empenho, é emita a ordem de serviço para a manutenção".
Outro projeto em execução é a colocação de lanchonete e dois banheiros, o que ainda está em licitação. Quanto à iluminação, a manutenção será solicitada à Secretaria de Obras.
O secretário declara que, em relação aos brinquedos e atos de vandalismo, há última manutenção foi feita há 40 dias. Em alguns casos, foram trocados por novos. "A limpeza e poda são feitas, algo que é possível intensificar. As lagoas são monitoradas semanalmente pela Foz do Brasil para saber a qualidade da água e os peixes são alimentados", acrescentou.
Já o secretário municipal de Segurança Pública, Siddharta Carneiro Leão, ressaltou que o local recebe patrulha da Guarda Municipal (GM) 24 horas, sempre com um oficial no local. "Há patrulha no local 24 horas, e GMs em três escalas", disse. Segundo ele, ainda não é possível aumentar o número de GMs no local, já que outras áreas precisam de cobertura.
De acordo com o inspetor Corrêa, responsável pelo local, a área recebe ronda dos GMs de bicicleta. "Se alguém for pego descartando lixo, será penalizado, pois é crime ambiental", endossou. A GM pode ser acionada pelos telefones 153 e 3495-4746.

0 comentários:

Postar um comentário