domingo, 3 de julho de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Escola do Trabalho abre 500 vagas nesta terça-feira

Daíza Lacerda


Por meio do Ceprosom, local oferece 13 cursos em três áreas de atuação

A Escola do Trabalho abre nesta terça-feira cerca de 500 vagas gratuitas para diversos cursos em três modalidades. As incrições são oportunidade para quem deseja se profissionalizar em uma das áreas ou aperfeiçoar os conhecimentos.
São 13 cursos nas áreas de atuação administrativa, gastronômica, beleza e estética, paisagismo e idiomas. As inscrições serão realizadas nos dias 5, 6 e 7 de julho, das 8h às 17h.
Leandro Zovico, coordenador da Escola do Trabalho, explica que essas novas vagas foram criadas para atender à demanda dos cursos. “No final do mês de maio abrimos 582 vagas e 95% delas foram preenchidas. Recebemos então muitos pedidos para novas vagas e elas vieram para atender essa grande procura da população, objetivando uma capacitação de qualidade com rápida inserção no mercado de trabalho”.

PROFISSIONALIZAÇÃO
Zovico lembra que os cursos são ministrados por profissionais do Senac, o que garante a qualificação das aulas. Os cursos na área de gastronomia, como o de barista, têm participação de profissionais do Hotel da escola, que fica em Águas de São Pedro.
A escola oferece dois novos cursos: "A arte de encantar o cliente" e "Noções de Administração para pequenas e médias empresas". "Eles se devem à demanda de comerciantes preocupados com o relacionamento e atendimento ao clientes. Alguns já trabalham com comércio, mas por falta de noção acabam fechando", revela.
Entre as opções, a área mais procurada é a de estética. "Estimamos que 90% dos alunos de estética saem empregados. Em outras áreas, este índice é de 60%, mas há muitos que já atuam no segmento e procuram os cursos para aperfeiçoamento".
É o caso de Maria Sileide Neres da Silva, 38. Aluna do curso de cabeleireiro. "Já fiz curso particular e agora tenho um complemento ao que aprendi. Muitos têm preconceito pelo curso ser gratuito, mas é tão bom quanto o particular", defende.
Nas aulas ela conheceu Zuleide Maria dos Santos, 37, quando esta era chefe de cozinha. Há três meses as duas se associaram e abriram um salão no Cecap. "Deixei o emprego para investir neste trabalho. Cortamos e escovamos, num trabalho que gostamos. Estamos conquistando a nossa clientela", declara Zuleide.
Apesar de ganharem espaço na profissão que escolheram, não negam a dificuldade do início, principalmente no quesito investimento. "São aparelhos e produtos caros, por isso o trabalho desses meses é para cobrir essas despesas. Mas é um ramo que tem demanda para todos, então acreditamos que teremos um bom retorno, fazendo um trabalho", analisa Sileide.
Para complementar os serviços, as duas fazem também o curso de maquiagem, além do de depilação, e o serviço de manicure é outro oferecido no salão.
"O aproveitamento das aulas depende da vontade do aluno", reitera Zuleide. "A prática é bem desenvolvida, porque temos aulas também nos bairros", lembra Sileide, sobre a diversificação proporcionada no treinamento.

INOVAÇÕES
A faixa etária dos participantes é diversificada, dos 20 aos 50 anos, mas a idade predominante é entre 25 e 35 anos. Um dos cursos que teve inovações com ótimos resultados é o de pedreiro. "A evasão era muito grande, por diversos motivos. A sala começa com 20 e terminava com três. Então o Senac propôs um curso motivacional que acontece em todos os dias durante 15 minutos antes das aulas, com dinâmicas". Com isso, não houve desistência e os 40 alunos da última turma permanecem matriculados. "É uma vitória, pois são pessoas mais fechadas e o mercado precisa delas. São vagas que não podem ficar em aberto no curso", diz Zovico.
São 240 vagas para a área de estética, 100 para administrativa e o restante para idiomas e gastronomia. Os cursos têm entre 40 e 80 horas, exceto pelo de cabeleireiro, que dura cerca de um ano, com 260 horas. O de barista, por exemplo, tem 48 horas, e por ser de uma das áreas diferenciadas de atuação, o local de aulas está sendo reformado, assim como o de massagem, com as características do local de trabalho. A cozinha e sala de massagem estão em obras, com projeto dos alunos de Design do Senac, como trabalho de conclusão de curso.
A Escola do Trabalho funciona desde agosto de 2007 com o objetivo de atender a população limeirense, gratuitamente, com cursos profissionalizantes, modernos e com oficinas práticas, que levam os alunos a desenvolver seu talento, estando aptos a trabalhar num mercado de trabalho cada dia mais competitivo.


Cursos e documentos necessários para inscrição
Para a realização das inscrições serão distribuídas senhas conforme ordem de chegada e cada candidato poderá realizar a inscrição para um curso. Os interessados devem comparecer na Escola do Trabalho, à Avenida Campinas, 115, Cidade Jardim, das 8h às 17h, com os documentos originais RG, CPF e comprovante de residência, além da cópia e original do comprovante de renda e carteira de trabalho, foto e registro atual ou holerite. Caso o candidato não esteja com todos estes documentos, a inscrição são será efetuada. Mais informações pelo telefone 3445-6697. Confira abaixo os cursos e dias de inscrição:
5 de julho - Área administrativa e paisagismo
- A arte de encantar o cliente
- Chefia e liderança
- Jardinagem e Paisagismo
- Logística de transporte
- Noções de como administrar pequeno e médias empresas
6 de julho - Beleza e Estética
- Cabeleireiro
- Maquiagem
- Depilação
- Manicure
- Massagem
7 de julho - Área Gastronômica e idiomas
- Formação de Barista
- Inglês básico
- Espanhol básico



0 comentários:

Postar um comentário