sexta-feira, 1 de março de 2013 | By: Daíza de Carvalho

Agnaldo Píspico deixa coordenação do Samu

Daíza Lacerda

O médico emergencista Agnaldo Píspico deixou o cargo de coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Limeira. Assume o posto Hugo Kenzo Akashi, médico concursado do Samu, que já fazia parte da equipe. Píspico estava à frente do grupo desde o início da operação do serviço no municípío, em outubro de 2011.
O motivo da saída foi a condenação de inegibilidade sofrida pela coligação da qual Píspico fazia parte, em 2008,como vice-prefeito de Araras pelo PV. Ele e o ex-prefeito Pedro Eliseu Filho tiveram os registros impugnados no ano passado por terem sido condenados por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação nas eleições municipais de 2008, punição que fez Eliseu perder o cargo de prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Raul Nilsen Filho, explicou que, apesar de não haver condenação em nome de Píspico, a coligação que ele integrou foi penalizada, e a inegibilidade é fator que se enquadra na lei da Ficha Limpa Municipal. Píspico estava de férias e seria necessário o seu retorno para a exoneração. No entanto, ele se antecipou e pediu o desligamento.
O médico socorrista justificou que, apesar de o cargo no Samu ser técnico e não político, quando houve questionamento, preferiu pelo afastamento para não criar indisposições. Ele salienta que o processo eleitoral era de investigação judicial, e não criminal, e que possui certidão negativa. "É algo que tenho que carregar. O trabalho em Limeira era como num oásis, pois minha atuação era de médico emergencista, sem interferência política. Mas, para evitar problemas, prefiro não levar adiante e sair do jeito certo, pela porta que entrei", disse ele, que não tinha a intenção de mudar, apesar da ciência de que "cargos têm prazo de validade". O médico manterá o trabalho de resgate do helicóptero Águia, em São Paulo, além de seu consultório particular e serviços de consultoria.
BALANÇO
É com sensação de missão cumprida de Píspico deixa o cargo. "O grupo operacional é ótimo, numa das instituições públicas melhor avaliadas pela população, que é o Samu. Os médicos são competentes e treinados para dar continuidade ao trabalho e superar as expectativas", declarou.
Segundo Nilsen, a escolha do novo coordenador, Hugo Kenzo Akashi, foi sugerida pelo próprio grupo, em discussão interna. A equipe deve receber ainda ao menos mais três médicos, já convocados por concurso. Eles devem assumir os postos conforme os prazos e trâmites previstos. O secretário lembra que, nos próximos concursos, devem ser abertas mais vagas para o órgão.
Nilsen ressaltou a necessidade de fazer cumprir a lei que ele próprio apoiou como presidente da Câmara, ma slamentou a perda do profissional para o muncípio, já que Píspico tem reconhecimento nacional em resgate.

Píspico coordenava o Samu desde a implantação do serviço em Limeira, em 2011
Píspico coordenava o Samu desde a implantação do serviço em Limeira, em 2011
Publicado na Gazeta de Limeira. Original em pdf aqui.


0 comentários:

Postar um comentário