terça-feira, 15 de novembro de 2016 | By: Daíza de Carvalho

República, uma estranha do povo

Sistema político completa 127 anos, iniciado em meio ao desconhecimento popular

Daíza Lacerda

No ano em que os resultados das eleições municipais surpreenderam muita gente que esperava a reeleição, o Brasil chega aos 127 anos da Proclamação da República. Entre outros objetivos, a mudança previa o revezamento de liderança política. Mas, se esse item não passou da intenção em considerável parte do tempo entre a proclamação em 1889 e apuração das urnas em 2016, o próprio sentido da palavra república (res publica = coisa pública) também não fez o menor sentido nos moldes em que a mudança política foi feita no Brasil. Ou nos Estados Unidos do Brasil.
Quem explica a conjuntura é Roberson Marcomini, professor de História e Filosofia do Colégio Jandyra. Imbuída pelos 100 anos da Revolução Francesa e proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, ele próprio sem tanta segurança no novo sistema proposto, a república foi resultado da articulação de grupos proeminentes da época, cada um com seu interesse, descontentes com dom Pedro II.
O primeiro grupo era dos militares, que esperava mais reconhecimento ao voltar da Guerra do Paraguai, que terminou em 1870. O segundo era dos cafeicultores que, com a Lei Áurea de 1888, perderam a mão de obra barata dos escravos, que tiveram a liberdade decretada. Por último, os padres, descontentes com um imperador da Maçonaria.
A união dos interesses desses grupos levou à destituição de dom Pedro II e o início da república, em 15 de novembro de 1889. Como primeiro presidente do Brasil sem votação, marechal Deodoro não parecia tão confiante assim na república, como pontua Marcomini. Ele cita pesquisas do historiador José Murilo Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que dão conta que o marechal teria dado viva ao imperador, à família imperial e ao exército, na ocasião em que proclamou o novo sistema político que se opunha ao império. Ou seja, o porta-voz da república ainda possuiria fortes ligações com a família real.
COISA PÚBLICA
Isso tudo ocorreu e a população só ficou sabendo depois. "Naquela época, apenas 8% sabiam ler e escrever, e os que nasceram naquele período ainda eram apegados ao sistema imperial. Como tudo o que é novo, a república causou distanciamento".
O país deixava de ser o Império do Brasil para se tornar os Estados Unidos do Brasil, nome oficial de 1891 a 1967, quando mudou para República Federativa (descentralização do poder) do Brasil, da forma que permanece até hoje. As nomenclaturas foram usadas estrategicamente para fortalecer a ideia de república na época, como salienta Marcomini. Ruas e praças receberiam, por exemplo, o nome 15 de novembro e Tiradentes. Mas, na prática, vícios do período monárquico permaneceram.
O voto direto levaria um século até ser praticado, em definitivo, mas o voto de cabresto sobreviveria ao tempo, em prática existente até hoje em algumas regiões do país, como pontua o professor. A população pobre continuou da mesma forma após o decreto do novo sistema. Houve a ruptura com a continuidade da família real no poder, mas o revezamento pretendido esbarrou nas reeleições, que mantêm até os dias atuais oligarquias ou figuras políticas por décadas em determinados locais, como lembra Marcomini.
Na moral da história, "o povo recebeu a república sem ser consultado. Foi a busca de um grupo com interesses no poder. Enquanto outras revoluções, de outros locais, tiveram sangue, a nossa foi assim, sem graça", diz, sobre a mudança alheia ao povo.
Se esse tipo de busca (ou não busca) popular se tornaria um traço cultural no futuro, outro elemento persistente daquela época desperta a análise do professor para os dias atuais. "Naqueles tempos era nítida a união de igreja e estado no poder, ou seja, o Padroado. Hoje, pela lei, o estado é laico, independente da igreja. Mas, na prática, o que vemos é a religião sendo usada como um grande instrumento de política", salienta, lembrando dos crucifixos nas instituições públicas.

Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário