sábado, 6 de fevereiro de 2016 | By: Daíza de Carvalho

Preparada nova licitação para coleta de lixo

Daíza Lacerda

Após cinco anos, a prefeitura prepara uma nova licitação para o serviço de coleta e manejo de lixo doméstico. Desde 2011, a Tecipar executa o serviço, tendo o contrato de um ano renovado.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Coghi, explicou que a renovação é permitida em contratos de serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e capinação. No entanto, esgotaram-se as possibilidades de renovação. "A renovação ocorre sempre que for vantagem para o poder público", acrescentou, já que uma licitação anual poderia acarretar contratempos no serviço com a troca de empresas.
No último ano, o serviço custou cerca de R$ 28 milhões, sem considerar a correção da inflação. Ainda não há estimativa de quanto poderá custar no próximo contrato, mas o certo é que não se trata de serviço para empresas pequenas, como salienta Coghi. "É um custo de administração e manutenção muito grande, é preciso ter muitas máquinas. Além da coleta, é feita a destinação dos resíduos. São 90 mil litros de chorume por dia, que são transportados em três caminhões-tanque para Paulínia", informa. Já a coleta chega a 200 toneladas de lixo por dia.


Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário