domingo, 7 de fevereiro de 2016 | By: Daíza de Carvalho

Campeonato municipal de corridas inicia com competições de atletismo

Provas são para categorias do infantil ao veterano, com premiação para os primeiros

Daíza Lacerda

Os adeptos da corrida em Limeira já podem programar os treinos para as disputas do 23º Campeonato Municipal de Corrida de Rua nos Bairros. O calendário começa no próximo domingo, com o tradicional torneio em comemoração ao Dia do Atleta, cujas provas serão na pista do Jardim Piratininga. As inscrições devem ser feitas com antecedência.
Para quem não emendou a folga das festas de final de ano com o carnaval, os treinos já começaram, como lembra José Carlos da Silva, o Fumaça, coordenador da Associação Limeirense de Atletismo (ALA), que organiza as corridas com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. De segunda a sexta-feira, a pista é ponto de encontro para os treinos de base, que têm início às 6h30. "É uma iniciação, para fortalecer para o restante do ano", salienta. A agenda inclui circuito de exercícios, rodagem e percursos no asfalto e na terra, além de corrida aos sábados à tarde no Horto Florestal. A ALA oferece aulas gratuitas para adultos e crianças a partir dos 8 anos, nos períodos da manhã e tarde, em horários a serem consultados no local.
As provas começam assim que o carnaval termina, com diversas modalidades no dia 14, na celebração do Dia do Atleta. As provas estão divididas nas categorias infantil (até 15 anos), juvenil (16 e 17 anos), adulto (18 aos 39 anos), veterano 1 (40 a 50 anos) e veterano 2 (51 anos ou mais).
As modalidades disputadas pelo infantil serão 50 metros rasos, 600 metros rasos e salto em distância masculino e feminino. Já a categoria juvenil disputará os 200 metros rasos, 1.000 metros rasos e salto em distância masculino e feminino. A categoria adulto competirá nos 200 metros rasos e 3.000 metros rasos no masculino,  200 e 1.500 metros rasos no feminino e arremesso de peso masculino e feminino. Veterano 1 e 2 disputarão os 200 metros rasos, 1.500 metros rasos e arremesso de peso masculino e feminino.
Para o secretário de Esportes, José Luiz Rodrigues, o evento é importante para a conscientização dos limeirenses para os cuidados com a saúde.“A corrida lembra as pessoas da importância da prática de atividades físicas. Além disso, é um evento democrático, em que toda a população pode participar, desde crianças até os atletas de terceira idade”, disse.
Fumaça ressalta que a pista do Jardim Piratininga é adaptada, ou seja, não atende aos padrões oficiais. A praça de esportes conta com um circuito de cerca de 400 metros, com subida e descida, além de outro plano de 200 metros, em ambiente arborizado.
O evento começará às 7h30, e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas com antecedência pelo e-mail jcrs67@hotmail.com, telefone (19) 3039-1760 ou diretamente na pista (Rua Capitão Antonio Esteves dos Santos, s/nº, Jardim Piratininga, ao lado da Câmara Municipal). Não serão feitas inscrições no dia do evento.
Serão premiados os 3 primeiros colocados em cada prova e sexo. As três melhores equipes receberão troféu.
ETAPAS NOS BAIRROS
A associação também já definiu o calendário anual de corridas, que tradicionalmente acontece nos bairros de Limeira. A primeira etapa será dia 28 de fevereiro, no Horto Florestal. A segunda, dia 10 de abril com largada no Caic, no Parque Nossa Senhora das Dores. A terceira corrida acontece em junho, dia 26, no Jardim Ernesto Kühl.
A quarta etapa será em 28 de agosto, com largada no Centro Comunitário do Cecap. Em setembro, a corrida é em celebração ao aniversário de Limeira, dia 15, no Parque Cidade. Em outubro acontece a corrida José Carlos da Silva - Fumaça, em percurso a ser definido. Em duas décadas, o Parque Hipólito sediou a disputa, que teve o ponto de largada transferido para o Parque Cidade no ano passado, passando por vias da região, como o viaduto Prefeito Paulo D'Andréa. O encerramento, com a sexta etapa, acontece em 6 de novembro, na pista do Jardim Piratininga. Mais informações na página http://www.facebook.com/ala.limeira.

0 comentários:

Postar um comentário