sábado, 26 de março de 2011 | By: Daíza de Carvalho

Sobretudo

Coluna da redação da Gazeta de Limeira

EDUCAÇÃO
A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana projeto de lei que prevê a redução de pena para presos que estudam. A proposta, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), pode não ser a solução para o sistema prisional brasileiro, mas contribuirá com a formação social e intelectual dos detentos. Ainda em educação, o mesmo senador propôs, em 2007, projeto de lei solicitando que todo político eleito seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. O documento está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Já pensou se a lei é aprovada?

ROUBOS
Limeira tem vivido nos últimos dias onda de roubos que assusta a população. Durante a semana, operações foram deflagradas para tentar combater e parece que deram resultados. Porém, está claro para alguns que os responsáveis por esses crimes moram em determinada região da cidade. Será que não está na hora de a polícia fazer ações específicas nesta área para tentar prender mais acusados? Se a PM, GM e a Polícia Civil juntarem suas forças e inteligências para combatê-los, a cidade voltará a viver a onda de calmaria. É só querer.

ELEFANTE BRANCO
O novo prédio da Câmara Municipal de Cordeirópolis não deve ser ocupado em abril, conforme previa o presidente, Wilson Diório (PSDB). A sede continua a apresentar problemas estruturais. É um absurdo uma obra faraônica, de quase R$ 5 milhões, estar neste estado mesmo antes de ser usada. O presidente está com um “abacaxi” nas mãos, que pelo jeito será difícil de ser descascado.

SATISFEITOS
Os servidores públicos municipais, assim como o sindicato da categoria (Sindsel), ficaram espantados com o reajuste dado pelo prefeito Silvio Félix (PDT), em reunião na quarta-feira. Segundo eles, o aumento de 7% nunca havia sido praticado no município. Em virtude de a greve ter durado apenas um dia, a proposta oferecida foi um avanço e tida aos servidores como boa. Para a presidente do Sindsel, Eunice Araújo Lopes, foi a melhor dos últimos tempos.

PROGRESSÃO CONTINUADA
A progressão continuada que já foi criticada pela então candidata Dilma Rousseff, em 2010, agora é discutida em diretriz do Ministério da Educação (MEC). A competência da dicussão sobre os métodos de ensino são dos governos municipais e estaduais. Mas o governo federal pode, sim, baixar instruções gerais que prefeitos e governadores seguem ou deixam de seguir, de acordo com as conveniências locais. Agora é esperar para ver como ficam os rumos da educação no Estado.

DESTAQUE
O ator limeirense Felipe Henrique, da Cia. Procênio, apresentará seu espetáculo solo "Cordel" em uma turnê na Bahia durante o mês de abril. A peça retrata os costumes e tradições do povo nordestino. A companhia está com agenda lotada até novembro deste ano. Apesar da boa notícia, o ator lamenta a falta de investimentos na cultura local. Mas talvez este seja um ano de muitos acontecimentos diante das mudanças que ocorrem em Limeira, como a volta de Farid Zaine para a Secretaria da Cultura.

A QUE PONTO...
A Prefeitura anunciou há algumas semanas o projeto de alargamento das vias para amenizar congestionamentos. A medida traz a reflexão sobre a que ponto chegamos neste desenvolvimento sem planejamento viário (e em muitas outras áreas, algo infelizmente comum Brasil afora). É o limite de ter que, provavelmente, suprimir o espaço do pedestre para acomodar mais carros. "Consciência coletiva" é algo que mudou de valor. Mais vale espaço para acomodar veículos do que pessoas. 


Publicada na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário