segunda-feira, 14 de março de 2011 | By: Daíza de Carvalho

“Poesia é a arte que o texto contém”, explica poeta

Daíza Lacerda


Hoje é comemorado o Dia Nacional da Poesia, em homenagem a Castro Alves. O poeta e escritor Carlos Alberto Fiore, que assina coluna semanal sobre o assunto na Gazeta, fala da importância da poesia na formação dos leitores.

"A linguagem metafórica presente nas poesias auxilia, por ser diferente daquela do dia a dia. Estimula outro olhar, e trabalha com o entendimento", diz.
Ele explica que são várias vertentes de composição e que, em seu caso, costuma trabalhar a forma. Ressalta ainda a diferença entre poema e poesia. "Poema é o texto em si. Poesia é a arte que o texto contém, e pode estar ainda em um quadro ou filme. Enfim, nos olhos e sensibilidade de quem vê ou escreve", define.
Assim como nos esportes, Fiore diz que na leitura o desenvolvimento deve ser gradativo, começando com obras mais simples, que terão uma progressão com o vocabulário. "O ideal é ler pelo menos três páginas por dia, de poesia ou prosa", recomenda ele, que lembra que o Centro do Professorado Paulista (CPP) possui uma biblioteca exclusiva de poesias.
Além das bibliotecas comunitárias, Limeira vem recebendo eventos que contemplam a leitura por grupos e associações, incluindo duas literárias da cidade, a Sociedade Literária Limeirense e Academia Limeirense de Letras.
"É importante que os pais acompanhem e incentivem o filho a ler, pois é uma forma de crescer, além de ficar longe das ruas. Terão contato com um mundo mais amplo".
E para escrever até se tornar um poeta, é preciso ler e praticar muito. "É um exercicío diário, com muito trabalho, refeito sempre. Como se diz, é, de fato, 10% de inspiração e 90% de transpiração", compara. Ele fala ainda da importância da valorização da produção local, mas entre os mestres de leitura obrigatória cita Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius e Morais, Luiz Vaz de Camões, Florbela Espanca e Chico Buarque de Holanda, que faz poesia em música, agregando ainda história e literatura.

VARAL LITERÁRIO

Durante a semana , a poesia terá lugar em várias escolas com a exposição "Varal Literário", que já esteve na galeria do Teatro Vitória. Hoje será na EE Castello Branco, onde também serão programadas oficinas. Amanhã, na EE Ely de Almeida Campos; quarta-feira, dia 16, na Etec Trajano Camargo e na quinta-feira, 17, na escola Einstein. No dia 22, terça-feira, e EE Brasil recebe a exposição.



Poetar
Poetar, é saber externarO que o coração sente.É perpetuar com palavrasO que vai em nossa mente.
Fazer versos, é conversar consigo mesmo,Levando a todos o que sente,O que pensa e ao se expressar, Demonstrar o que gostaria de mudar!
Poetar é citar passagens tristes e alegres,É descrever a beleza da natureza, Da nossa infância querida, da nossa família,Da vida que DEUS nos deu!
Poetar, é com o coração pensar,Falar, contar, desabafar,É externar sentimentos de carinho, amor, gratidãoDe felicidade e até desilusão.
Poetar, é não guardar para siAs belezas que vê, e o acha interessante.Poetar é se transportar ao lúdico, conseguindoConquistar o que na realidade a vida não nos pode dar!
Professora Eudóxia S. Castro Quitério é membro da
Academia Limeirense de Letras



Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário